Lula assina decreto para que negros ocupem pelo menos 30% dos cargos de confiança no governo — Foto: Reprodução/YouTube
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto sentenciando que pelo menos 30% dos cargos e funções de confiança do governo federal sejam ocupados por pessoas negras. Os cargos de confiança são aqueles preenchidos por meio da livre nomeação, sem concursos públicos.
A medida implementa que a administração pública alcance esse percentual mínimo de reserva de vagas até o fim de 2025. A cerimônia de implementação da nova regra foi realizada no Palácio do Planalto nesta terça-feira (21) – Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Segundo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o governo está fazendo um levantamento sobre o atual número de cargos comissionados ocupados atualmente por negros, e o dado consolidado deverá sair até junho. Ela acredita que o número deve ficar abaixo de 5%.
No evento, a pasta da Igualdade Racial anunciou ainda um pacote de medidas federais voltadas para a promoção da igualdade racial. O encontro também celebrou os 20 anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.