Manter a cidade limpa, permitir o escoamento das águas e evitar alagamentos são alguns dos objetivos da Operação Inverno executada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), nos 65 canais de Belém. Nesta quarta-feira, 22, equipes de limpeza estiveram no canal da Visconde de Inhaúma, entre as travessas Curuzu e Chaco, no bairro da Pedreira, realizando serviços de limpeza manual ao longo do canal
“Se a limpeza continuar assim é bom demais. A limpeza beneficia todos os moradores evita, alagamentos e sujeira, e assim fica tudo de bom, nota dez”, declarou Jonas do Nascimento ao acompanhar de perto a limpeza do espaço. Ele também deixou um recado para os moradores da área. “Vizinhança, não jogue lixo e entulho no canal. O canal está limpo e vamos manter todo tempo limpo”.
Para a dona de casa Graça Machado, 66, a Operação Inverno ameniza os alagamentos. “Esse tipo de limpeza vai amenizar muito, eu acho muito bom quando eles vêm limpar e fica tudo limpinho com área boa pra gente andar”, disse a moradora.
Além do canal da Visconde de Inhaúma, o canal da Generalíssimo Deodoro, entre Generalíssimo e 14 de Março, também recebe constantemente limpeza manual e dragagem para evitar alagamentos na área. O morador Alexandre Ramon Trindade, 40, aprova a iniciativa da Prefeitura de Belém de manter equipes de limpeza no local. “A Prefeitura faz o papel dela, mas o povo tem que refletir e não jogar lixo na beira de canais. E assim a gente sempre vai manter a cidade limpa”, ressaltou.
Operação Inverno
A segunda fase da Operação Inverno, que integra o Programa Belém Bem Cuidada, foi lançada no último dia 3 de março com a disponibilização de 768 trabalhadores e 66 máquinas e equipamentos como escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, guindastes hidráulicos, guindastes americanos e caçambas trucks, que são utilizados diariamente nas limpezas mecânica e manual dos 65 canais existentes em Belém.