Mangueira tombada na Avenida Nazaré é retirada

Foto: Agência Belém

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) atuam na retirada de uma árvore de pequeno porte, que tombou da calçada para cima das grades do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Governador Magalhães Barata, em Nazaré, por volta das 5h da madrudaga desta quinta-feira, 23. Era uma mangueira, que tinha pouco mais de 50 anos de existência.

Desde o ocorrido, as equipes da Semma já estão no local para os trabalhos de retalhamento e remoção do vegetal. Ainda segundo a Semma, há indícios claros de que a queda do vegetal tenha sido provocada por causa dos cortes na raiz, enfraquecendo a sustentação e, consequentemente, a queda. A Secretaria vai emitir laudo, em uma semana, onde serão confirmadas as causas da queda do vegetal.

Além da Semma, outro órgão da Prefeitura de Belém que atua na situação é a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), a qual informa que a queda do vegetal não afetou na fluidez do trânsito, pois, a árvore caiu para o interior do estabelecimento de ensino particular. Porém, agentes da Semob encontram-se no local para dar o apoio e garantir a segurança viária no trabalho de retirada do vegetal.

A Guarda Municipal é mais um órgão da Prefeitura que também está no apoio, isolando a área e fazendo a segurança dos servidores das secretarias envolvidas durante o trabalho de retirada do vegetal.

De janeiro a maio de 2022, caiu para 11 o número de árvores que sofreram queda em Belém e nos distritos

De janeiro a maio de 2022, caiu para 11 o número de árvores que sofreram queda em Belém e nos distritos de Outeiro e Icoaraci, se comparado ao mesmo período de 2021, quando tiveram 24 quedas. Desde janeiro de 2023 até o momento, seis árvores caíram e quatro delas precisaram ser suprimidas, porque foram identificadas com risco de queda.

Ao longo do ano, a Semma atua na fiscalização das árvores. O trabalho é feito pelos técnicos da Secretaria, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no Projeto Semente do Amanhã, onde os alunos participam desse trabalho preventivo.

A Semma destaca, ainda, que as chuvas acompanhadas de ventos fortes são sinais a mais para a preocupação com a queda de árvores.

Porém, o órgão municipal de Meio Ambiente ressalta que o que, de fato, mais provoca a queda de árvores é a interferência humana como as podas ilegais, que retiram o equilíbrio dos vegetais, os cortes de raiz e plantios de espécies não apropriadas para arborização.

Texto: Cleide Magalhães, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading