Prefeito Edmilson Rodrigues fez visita de vistoria às obras da feira provisória, no distrito de Icoaraci (Agência Belém).
Feirantes, permissionários e frequentadores do Mercado Municipal de Icoaraci estão animados com o andamento das obras da feira provisória que vai abrigar os trabalhadores durante o período de execução da reforma completa do mercado.
Acompanhado do secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, do agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto e membros da Comissão de Fiscalização (Cofis) da obra, nesta quinta-feira, 23, o prefeito Edmilson Rodrigues fez uma visita à feira provisória em construção.
Localizado na lateral do Mercado, na rua Lopo de Castro, o espaço será destinado ao remanejamento dos trabalhadores do mercado. Edmilson aproveitou para conversar e escutar as demandas dos permissionários. A obra de reforma completa do mercado de Icoaraci, com previsão de entrega para janeiro de 2024, é executada pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado.
Ela vai ocorrer por etapas. Na primeira etapa 48 permissionários localizados no final do mercado serão remanejados para a feira provisória, que está em fase final de construção.
“Uma das prioridades no cronograma de reformas dos mercados foi Icoaraci, tanto pela importância da Vila Sorriso quanto pela força que representa para a economia e em dez meses, no máximo, daremos de presente a Icoaraci e a Belém, no aniversário da cidade, mais uma obra do Governo da Nossa Gente”, afirmou o prefeito.
Expectativas
Para a permissionária da área do açaí e membro da Cofis, Doralice Machado Alves, que trabalha no espaço desde o ano 2000, a expectativa com a obra é grande. “Ver o pontapé inicial das obras é muito importante e saber que vamos ter o nosso espaço de trabalho reformado é muito bom”, declara.
A permissionária Marluce Cardoso, 50, já têm 30 anos atuando no mercado municipal com venda de produtos da umbanda. Ela começou a trabalhar ainda com a avó e vive a expectativa de ter um local digno para trabalhar.
Doralice agradece a gestão municipal por colocar os permissionários como membros da Cofis.”Graças a Deus foi criado esse grupo, porque assim podemos opinar e dizer o que é bom pra gente, como a gente quer”, avalia.
Apesar dos transtornos comuns causados pela obra, a permissionária afirma que “isso faz parte de qualquer obra e saber que vou voltar pro meu espaço de vendas totalmente reformado me conforta muito, fico feliz”.
A vendedora de roupas e acessórios mais antiga do Mercado Municipal de Icoaraci, Rosa Alice da Costa, 85, dedica 50 anos de vida ao mercado. O sonho dela é ver o espaço renovado, “depois de reformado vai ser uma maravilha. Eu confio em Deus que vai”.
Obra – Estão sendo investidos para a recuperação do espaço R$ 13.764.559.35, beneficiando 232 trabalhadores, entre permissionários, feirantes e auxiliares, além dos moradores do distrito.
Todo o processo de reforma do Mercado Municipal de Icoaraci é acompanhado pela Cofis da obra, composta pelos trabalhadores da feira escolhidos pela própria categoria e ainda com a participação dos moradores de Icoaraci.