Prefeitura de Belém inicia construção da maior Estação de Tratamento de Esgoto da Amazônia

A maior Estação de Tratamento de Esgoto da Amazônia será construída pela Prefeitura de Belém, próxima ao Canal da Quintino com a avenida Bernardo Sayão. Essa é mais uma obra do Programa de Saneamento da Estrada Nova (Promaben) e terá um investimento de R$26,5 milhões, de recursos próprios do município e de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A ordem para o início das obras foi assinado no dia 31 de março pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Com a ETE, 10 milhões de litros de esgoto sem tratamento deixarão de ser jogados no rio Guamá. “Com essa Estação, vamos despoluir nossos rios, atrair turistas, dinamizar a economia, e o mais importante, cuidar do o meio ambiente e a população mais carente. “”, afirmou o prefeito.

O sistema será constituído pela ETE, cinco Estações Elevatórias de Esgoto e por uma rede de coleta de esgoto de 50 km. A ETE vai tratar o esgoto dos moradores do bairro do Jurunas. Além disso, a Prefeitura também vai fazer as ligações intradomiciliares à rede de esgoto. “É uma que deve se espraiar para atender a todos os cidadãos de Belém”, concluiu Edmilson.

Deixe uma resposta