Fotos: Mácio Ferreira/ Agência Belém
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Comandante Klautau foi entregue pela Prefeitura de Belém, nesta quarta-feira, 12, à comunidade do bairro do Barreiro completamente reformada. Com salas climatizadas e prédio reestruturado a instituição de ensino oferece aos estudantes mais segurança e conforto.
Com 52 anos de fundação e atendendo 485 alunos na sede da unidade e mais 97 no prédio anexo – UP São José -, que atende o Jardim I e II, a Comandante Klautau é a única escola municipal no Barreiro e atua nos turnos da manhã, tarde e noite com a ensino de jovens e adultos.
“Hoje estou feliz por deixar a minha filha aqui na escola, que está mais segura e aconchegante para acolher nossas crianças”, disse a dona de casa Suzy Azevedo, mãe de Yasmin Azevedo, de 10 anos, aluna da Comandante Klautau.
“A minha escola está muito bonita. Quando ela entrou em reforma eu pensei que não estudaria mais aqui, mas graças a Deus consegui voltar para aproveitar ela com meus amigos”, comentou a pequena Yasmin, estudante do 8º ano.
Participação cidadã
A reforma geral da Comandante Klautau é uma das demandas atendidas no Bairro pelo programa de Participação Cidadã da Prefeitura de Belém, o Tá Selado. Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), houve o investimento de R$ 1,3 (um milhão e trezentos mil Reais) na reforma do prédio e na compra de móveis e eletrodomésticos.
“Há pouco mais de um ano solicitamos no Tá Selado essa reforma e ela veio. A educação é tudo para uma criança e a escola reformada é mais um incentivo para elas estudarem”, observou a conselheira do Tá Selado no Barreiro, Leide Lima.
O Tá Selado é um processo de participação cidadã que reúne a gestão e moradores de Belém, com o objetivo de definir prioridades para a melhoria de vida na capital paraense. As propostas consideradas como a base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA).
Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a EMEF Comandante Klautau é “a 21ª unidade educativa a ser entregue aos moradores da cidade, dentro de um conjunto de 83 escolas que estão passando por reformas, manutenção e, algumas, por reconstrução, por causa do abandono que foram submetidas nas gestões passadas, ou seja, contam 16 anos de abandono”.
Nova estrutura – Além de salas climatizadas, a escola Comandante Klautau passou a ter biblioteca, sala multifuncional, laboratório de informática, sala de vídeo, seis salas de aula e banheiros adptados para as pessoas com deficiência.
Karina Portal, que atua na unidade há mais de dez anos e hoje é diretora da instituição de ensino, foi a profissional homenageada durante a reinauguração do prédio escolar. “Com essa reforma tudo muda aqui e é um sonho que se realiza para a comunidade. Hoje a Prefeitura entrega aos alunos e aos profissionais um serviço de qualidade e que só fortalece o aprendizado na nossa escola. O sentimento é só gratidão”, enfatizou a gestora escolar.