Dando início às programações de aniversário de 130 anos de Outeiro, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Escola Bosque (Funbosque), lançou o projeto Rua Ecológica, que será desenvolvido em parceria com a comunidade. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 14, no bairro São João do Outeiro.
Moradores das ruas Verde Vale, Tuna e Liberdade participaram da apresentação e sensibilização sobre o projeto, que visa a implantar a coleta seletiva nas ruas que ficam próximas à Escola Bosque.
Durante a programação, a comunidade recebeu ecobags, sacolas ecológicas, que vão auxiliar no descarte correto dos resíduos sólidos produzidos dentro das casas. Também foram implantadas caixas coletoras nas ruas, serviço de roçagem e a doação de mudas para os participantes.
Educação ambiental
Para Maria do Carmo Muniz, de 47 anos e moradora da rua Verde Vale, a iniciativa de Educação Ambiental para a comunidade trará uma melhor qualidade de vida para todos.
“Estou muito feliz pela Escola ter trazido esse projeto para nossa rua. Agora, vamos ter canteiros floridos, horta comunitária e um lugar adequado para o lixo, nos dando mais dignidade”, disse a moradora.
Os materiais recicláveis recolhidos pelos moradores, em suas residências, serão coletados uma vez por semana pela Cooperativa de Reciclagem de Outeiro (Cocadout), fomentando ações ambientais, sociais e econômicas da ilha de Caratateua.
Parceria
O projeto de Educação Ambiental de coleta seletiva dos resíduos é desenvolvido em parceria com os moradores. “O projeto piloto foi desenvolvido na rua Piquiarana, e agora outras ruas estão tendo a possibilidade de fazer a reciclagem dentro de sua casa e principalmente dar a destinação correta para esse material”, explicou a presidente da Associação da Rua Piquiarana de Outeiro, Rosilda Santana.
Conscientização e cuidado
Segundo o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, a educação se dá em todos os níveis e em todos os espaços, por isso a importância do processo de conscientização e cuidado com o meio ambiente.
“O nosso objetivo é fortalecer esse elo com a comunidade propiciando a eles uma visão consciente, baseada em princípios da gestão ambiental, por meio do projeto que tem estratégias ligadas à sustentabilidade da Ilha”, destacou Alickson.
Entre as ações do projeto, que será desenvolvido pela equipe do Coordenação de Desenvolvimento Comunitário da Funbosque, estão incluídas também capacitação dos moradores para atuarem como agentes ambientais, implantação de caixas coletoras, paisagismo, arborização, horta comunitária, biblioteca itinerante, formação de mediadores de leitura, ações culturais e outras.
O trabalho educativo também será desenvolvido em outros bairros da ilha, com o apoio da Administração Regional de Outeiro (Arout), Cocadout e Associação da Rua Piquiarana de Outeiro.
Via Agência Belém