Avançam as obras da nova avenida Rômulo Maiorana

A estrutura de cinco quiosques na avenida Rômulo Maiorana já está pronta e logo receberá cobertura (Foto: Ascom/Seurb/ PMB)

A obra da Prefeitura de Belém, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), chegou a uma nova etapa na Av. Romulo Maiorana, com a construção de calçadas, quiosques, ciclovias e outras áreas.

De acordo com o fiscal de obra e engenheiro civil, Marco Bessa, o projeto de reurbanização da avenida Romulo Maiorana avança conforme o esperado. “Finalizamos os serviços de drenagem, entre Av. Dr. Freitas e a Trav. Perebebuí, e já demos início à construção do calçamento, meio-fio, ciclovias, baias de estacionamento e das coberturas de dois quiosques”, informa.

A reurbanização da av. Romulo Maiorana é uma obra realizada em parceria entre a Prefeitura de Belém e o governo estadual, em que R$ 27 milhões estão sendo investidos para a melhoria da via, uma das mais importantes do bairro do Marco.

Acompanhamento On-line

De acordo com a importância e grandeza da obra da nova Rômulo Maiorana, o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, e o Departamento de Obras da Seurb acompanham o dia a dia dos serviços, através de uma ferramenta eletrônica, o “Diário de Obras On-line”, em que documentos são disponibilizados, com todos os serviços realizados e pormenorizados.

Este acompanhamento pode ser feito de qualquer lugar do mundo, mostrando informações completas e detalhadas, como o histograma de mão de obra, equipamentos e até a evolução da obra.

Marcos Bessa ressalta que “analisar todas essas informações, seja no escritório ou em outro lugar, garante agilidade e muito mais praticidade e eficiência no desenvolvimento da obra”.

Segundo o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, além da Rômulo Maiorana, as obras da Augusto Montenegro, Boulevard da Gastronomia e Palácio Antônio Lemos também estão bem avançadas e a previsão da Prefeitura de Belém é que sejam entregues à população no segundo semestre deste ano de 2023.

Obras avançando

O secretário de Urbanismo afirma que a obra está sendo realizada dentro do cronograma e que a população pode acompanhar de perto cada etapa. “Alguns impasses são causados com o andamento da obra, mas dentro de alguns meses entregaremos diversos benefícios para a população. Estamos fazendo um trabalho bem feito e de qualidade, que trará muitas melhorias para a comunidade do entorno e de toda Belém”, reforça Deivison alves.

Há quase 20 anos que a via não recebia reparos e obras de infraestrutura, como informa o diretor do Departamento de Obras Civis (Deoc) da Seurb, Damião Neto. “Estamos recuperando e reformando totalmente a Rômulo Maiorana. Além da atualização dos espaços de cada quadra, a via terá espaços de convivência, áreas de lazer, alimentação e áreas verdes, muito necessárias à nossa cidade”.

“Até o momento, as equipes já finalizaram a construção da estrutura de cinco quiosques, que serão adaptados aos permissionários, como a venda de comida típica e água de coco”, explica Marco Bessa.

Interdição do canteiro

O avanço das obras implica na interdição de parte do canteiro central, de acordo com os perímetros a ser trabalhados, por isso, foram realizadas reuniões com moradores e comerciantes da área para explicar e acordar sobre o assunto.

Esta interdição ocorre no trecho da Rômulo Maiorana entre as travessas Perebebuí e Pirajá, para que os trabalhadores deem continuidade aos serviços. As equipes já iniciaram a mobilização e colocação dos tapumes entre as travessas.

Texto: Sarah Carneiro, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading