O maior conjunto de obras de saneamento da região metropolitana de Belém, o Programa de Saneamento da Estrada Nova, realizado pela Prefeitura de Belém com financiamento pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, vem avançando em várias frentes. Uma delas, é a construção da maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Amazônia, que já tem 21% de execução, e deve ser entregue no 1° semestre de 2024.
A ETE está sendo construída numa área próxima ao Canal da Quintino com a avenida Bernardo Sayão, às margens do rio Guamá, evitando o despejo diário de 10 milhões de litros de esgoto sem tratamento no rio Guamá, como ocorre atualmente. O sistema será constituído pela ETE, cinco Estações Elevatórias de Esgoto e por uma rede de coleta de esgoto de 50 km. A ETE vai tratar o esgoto dos moradores do bairro do Jurunas. Além disso, a Prefeitura também vai fazer as ligações intradomiciliares à rede de esgoto.
“Essa obra vai mudar de forma radical a qualidade de vida do povo. Ela é a primeira grande obra de engenharia capaz de tratar os esgotos de pelo menos 21 mil residências, de forma que a estação vai ajudar Belém também em termos da saúde pública”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues, no início das obras, em março deste ano.