A Prefeitura de Belém e o Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, instalarão a primeira Casa da Mulher Brasileira em Belém. O espaço integra diversos serviços voltados para a proteção e o acolhimento de mulheres vítimas de violência. O anúncio da instalação da casa foi feito na tarde desta quarta-feira, 24, em cerimônia realizada no Gabinete Municipal.
O espaço ficará próximo ao Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas, em um terreno de 6 mil metros quadrados, avaliado em R$ 12 milhões, cedido pela Prefeitura de Belém. “Em tão pouco tempo estabelecemos uma parceria que dará a Belém a Casa da Mulher”, comentou o gestor municipal, Edmilson Rodrigues.
Vários serviços no mesmo local
Atualmente, existem sete Casas da Mulher no Brasil e mais 20 em obras para a instalação. O espaço é um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo local juizado especial, núcleos especializados da promotoria e Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento, brinquedoteca e apoio psicossocial.
O início da obra em Belém ainda não tem data definida. O Governo Federal vai enviar arquitetos para verificarem o terreno. Segundo a secretária nacional da Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério da Mulher, Carmen Foro, com a doação do terreno, a capital paraense dá um grande passo para a instalação do espaço.
“O terreno é fundamental para a construção. Estamos dando um passo largo: em menos de 30 dias a Prefeitura viabilizou o espaço. Temos sete casas da Mulher Brasileira no Brasil todo”, afirmou Carmen.
Prefeitura dedicada às mulheres
Para a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Lívia Noronha, o trabalho da gestão municipal voltado para as mulheres vai avançando: “Esse é o primeiro passo de um trabalho que vai avançando. Temos sete Casas no Brasil. A Casa da Mulher Brasileira é um inovação para fazer esse acolhimento da mulher que sofre todo tipo de violência”, diz Lívia.
A Prefeitura de Belém tem especial dedicação às questões da mulher, com programas que atuam de forma direta e indireta no tema, como o “Donas de Si” (de qualificação profissional e crédito solidário) e o “Ver-o-Cuidado” (em cooperação com a ONU Mulheres, com apoio da Open Society Foundations.
A rede de cuidados, inclusive, a exemplo de outros programas municipais, inspira o Governo Federal a implantar em nível nacional uma política semelhante.
Uma resposta para “Belém vai ganhar Casa da Mulher Brasileira”
Que noticia boa que fortalecera a integridade e dignidade da mulher