Fotos: Edielson Shinohara/ Sesma/ PMB
“Amo esses momentos. Aqui encontramos os amigos e somos felizes”. Assim a aposentada Gracina Trindade, 82 anos, define o projeto que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Combu desenvolve com idosos da ilha. Toda semana, eles recebem cuidados especiais, além das consultas regulares, em um trabalho que resgata a autoestima e promove a saúde mental.
Idealizada pelos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE), a iniciativa da UBS Combu foi escolhida como uma das experiências exitosas do curso técnico nacional Saúde com Agente, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consasems) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG).
Resgates
A convivência saudável foi identificada pelos agentes como fator de transformação na vida dos idosos, assim como os próprios profissionais se redescobrem no curso. “Ando com dor há um tempo, por conta de uma pedra nos rins, mas essa ação me motivou a viver com mais qualidade. Saio, danço, passeio. Esse centro de saúde é como se fosse a minha casa. Tudo que faço aqui melhora minha autoestima e meu bem-estar”, contou Gracina Trindade.
Para a também aposentada Oneide Serrão, 69 anos, os serviços oferecidos pelo projeto representam mais cuidado com aqueles que, em geral, são esquecidos pela sociedade. “Devemos priorizar esse grupo cada dia mais. Aqui temos médicos, ACS e uma boa assistência. Temos que colaborar com eles e abraçar esse projeto com amor, pois recebo muitos benefícios para a minha saúde. Aqui cuidamos um do outro”, afirmou.

Documentário
Foi essa disposição despertada nos idosos a partir da união dos profissionais da UBS Combu que chamou a atenção dos organizadores do curso. “Pegamos o mapa do Brasil e decidimos documentar as iniciativas mais inovadoras que surgiram a partir das aulas. Projetos que os próprios participantes pensaram e colocaram em prática. Aqui em Belém temos uma das experiências mais gratificantes”, explica a coordenadora geral do curso, Luciana Teixeira, que esteve no Combu nesta segunda-feira, 5.
O projeto da UBS vai fazer parte de um documentário produzido pela equipe de comunicação da UFRG. A ideia é mostrar ao Brasil as ações reverberantes da qualificação. “Esse curso é transformador. Na Ilha do Combu, por exemplo, o projeto com idosos movimenta toda a comunidade. Essa interação social tem gerado muitos benefícios, como o resgate da autoestima e de práticas que, em última instância, são a promoção em saúde na atenção básica”, continua Luciana.
Destaque
O chefe da Divisão de Controle de Endemias, Alberto Rodrigues, informa que, em Belém, são 755 profissionais participantes, entre ACSs e ACEs. “O trabalho que nossos agentes desenvolvem, a partir dessa qualificação, e a realidade que eles vivenciam diariamente serão mostrados para o País. É uma satisfação para o município ter essa iniciativa documentada como destaque dentro das práticas bem-sucedidas do SUS (Sistema Único de Saúde)”, pontuou.
Para a gerente da UBS Combu, Tatiane Saraiva, o curso veio para transformar vidas. “O trabalho que desenvolvemos visitando as casas das pessoas só ganhou em eficácia com essa qualificação. Nosso projeto junto aos idosos foi abraçado por toda a ilha. Ainda enfrentamos desafios diários, como a dificuldade, sobretudo, de locomoção, mas a vontade de trabalhar para oferecer o melhor à comunidade é maior que qualquer obstáculo”, frisou.
Dedicação
Essa vontade de dar o melhor é a força motriz da agente de controle de endemias, Joice Paes. “Esse curso aprimorou nosso conhecimento. Ele trouxe temas que vivenciamos todos os dias entrando na casa das pessoas. Mostrou caminhos que devemos seguir quando nos deparamos com certos desafios. Cada pessoa visitada tem uma história diferente e todas precisam ser acolhidas. Nosso papel não é só visitar a casa e ver o quintal. Também estamos ali para ouvir, acolher e cuidar”.
Com cerca de 196 mil alunos, o Saúde com Agente é o maior programa, no País, de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada). O objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da atenção primária aos brasileiros.
*Com informações do jornalista Edielson Shinohara
Uma resposta para “Em projeto com idosos, UBS Combu se destaca em programa nacional do Ministério da Saúde”
As ACSs do Combú, merecem esse reconhecimento. Amo essas meninas ❤! Parabéns Enf Tati😍