Belém recebe 48 médicos do programa Mais Médicos, nesta quinta (29)

Belém vai receber 48 médicos na nova fase do programa Mais Médicos.  Os profissionais vão reforçar o atendimento na rede municipal de saúde da capital melhorando o acesso à saúde para a população de Belém. Uma cerimônia de acolhimento aos novos profissionais será realizada nesta quinta-feira, 29, com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse e de representantes do Ministério da Saúde.

A capital faz parte dos municípios priorizados nesta retomada do programa por estar localizada em uma região de difícil provimento e fixação de profissionais da saúde. Foram ofertadas para a capital 62 vagas, mas até o momento se apresentaram 48 médicos. Os profissionais vão atuar em 35 unidades de Belém e dos distritos da capital, além de compor as equipes do Consultório na Rua. A apresentação dos profissionais nessas unidades está marcada para a próxima segunda-feira, dia 03 de julho.

Nas unidades de saúde os profissionais farão consulta, visita domiciliar, educação em saúde, procedimentos clínicos e educação permanente, atendendo a todos os ciclos de vida das famílias do território onde estarão inseridos, tais como: saúde da mulher, saúde da criança, saúde do idoso, saúde do homem, planejamento reprodutivo, atenção a doenças negligenciadas, entre outros.

Acolhimento – O acolhimento desses profissionais na rede de saúde do município de Belém marcado para esta quinta-feira, 29, se dará em dois momentos. O primeiro será pela manhã, das 8h30 às 12h no auditório Monteiro Leite, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em uma oficina técnica para alinhamento dos novos profissionais com a equipe técnica do Departamento de Ações em Saúde.

O Departamento gerencia as Unidades Básicas de Saúde, local de trabalho dos médicos na Atenção Primária à Saúde (APS), para a apresentação da metodologia de supervisão dos tutores do programa Mais Médicos e discussão clínica de casos que fazem parte do cenário epidemiológico do município de Belém.

O segundo momento será a cerimônia de acolhimento, que acontecerá Auditório da UEAFTO no campus CCBS II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), das 15h30 às 18h, para celebrar o compromisso dos novos profissionais da rede municipal de saúde, assim como da Prefeitura Municipal de Belém, no fortalecimento da Atenção Primária de Saúde, com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues, do secretário municipal de saúde, Pedro Anaisse e demais autoridades.

Estratégia – O reforço desses profissionais na rede de saúde nesse momento é importante porque Belém, pela diversidade geográfica e territorial, possui dificuldades em fixar médicos em suas unidades, principalmente nas ilhas e distritos mais afastados.

O programa “Mais Médicos” é fundamental para garantir acesso a essas localidades porque permite a imersão e fixação desses profissionais no período mínimo de três anos nessas comunidades. Com as vagas ofertadas este ano para Belém, o município irá preencher todas as vagas da Estratégia Saúde da Família.

Outro aspecto importante para considerar o atendimento prioritário da capital pelo programa é o alto índice de vulnerabilidade social dos habitantes de Belém, assim como o fato do município estar inserido na Amazônia Legal, critérios importantes que o programa Mais Médicos considera para levar equidade aos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde – SUS.

Unidades que irão receber os profissionais do programa Mais Médicos:

USF Agulha
USF Parque Guajará
USF Paracuri I
USF Paracuri II
USF Quinta dos Paricás
USF Tenoné II
USF Aeroporto
USF Carananduba
UMS Maracajá
USF Sucurijuquara
USF Fama
USF Fidélis
UMS Outeiro
USF Canal do Galo I
USF Canal do Galo II
USF Canal do Pirajá
USF CDP
USF Malvinas
USF Telégrafo
USF Vila da Barca
ENS Bengui
USF Cristo Redentor
USF Panorama XXI
USF Parque Verde
USF Pratinha I
USF Tapanã I
USF Tapanã III
UBS Portal da Amazônia
USF Radional
ESF Guamá
USF Água Cristal
UMS Águas Lindas I
USF Águas Lindas II
USF Paraíso Verde
UBS Castanheira
Equipes do Consultório na Rua.

Deixe uma resposta