Deputada Lívia Duarte pede voto de repúdio contra xenofobia de comentaristas da Jovem Pan News

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o requerimento apresentado pela deputada Lívia Duarte (Psol), para que a Casa aprove voto de repúdio contra os comentaristas Cristiano Beraldo e Tiago Pavinatto, do programa “Os Pingos nos Is”, veiculado pela rádio e TV Jovem Pan News. Os dois são acusados de xenofobia ao falar da escolha de Belém como cidade para sede da COP 30 em 2025.

Nos comentários de Beraldo, a capital paraense “não tem nada”. “As pessoas estão ali ainda se movendo através de embarcações extremamente velhas e inadequadas, uma vez por outra tem um naufrágio onde as pessoas morrem e é aquele absurdo”.

Em outro trecho ele afirmou que em Belém “a população paraense não tem sequer luz elétrica e internet: “Essas pessoas não têm saneamento básico, não têm muitas vezes luz elétrica, não têm acesso a internet, não têm nada… Essa é a realidade hoje da população Amazônica”. Já Pavinatto disse que a COP-30 tem todos os ingredientes para “ser mais um grande fracasso sediado pelo Brasil”. As falas geraram protestos nas redes sociais.

A extrema-direita não se conforma com a escolha de Belém para sediar a COP 30, em 2025. Seja no âmbito local, seja nacionalmente, Belém tem sido alvo de ataques de todo o tipo, inclusive difundindo fakenews.

COP 30 prevê mudanças estruturais em Belém

A realização da COP 30 em Belém deve garantir um importante aporte de recursos para a realização da obras de infraestrutura, que trarão melhorias para a cidade. Foram anunciados, neste mês de junho, o investimento de R$ 5 bilhões do BNDES; outros recursos ainda devem ser anunciados. Prefeitura de Belém, Governo do Estado e Governo Federal têm dialogado sobre os projetos que devem ser realizados para a realização do evento em Belém.

Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

Uma resposta para “Deputada Lívia Duarte pede voto de repúdio contra xenofobia de comentaristas da Jovem Pan News”

  1. Nada de nota de repúdio. Xenofobia é CRIME, conforme Lei Federal nº 9.459, de 13.05.1997. Assim, seria mais racional que a deputada Lívia Duarte propusesse uma demanda judicial contra os criminosos. Ninguém liga mais para “notas de repúdio”.

Deixe uma resposta