Foto: Elsa – FIFA
Em sua estreia na Copa Fifa feminina de futebol o Brasil fez bonito, com uma goleada de 4 a 0 sobre a seleção do Panamá. Mas, em meio à emoção da bela vitória, uma potente figura ganha destaque, revelando-se já no primeiro jogo a nova estrela do Brasil: Ary Gomes é o nome dela.
Ary fez três dos quatro gols marcados pelo Brasil, tornando-se artilheira do campeonato. Com uma atuação forte pela esquerda, marcou dois desses gols de cabeça.

Mulher preta e nordestina, a atleta começou jogando na maré seca das praias de São Luís, que ela faz questão de lembrar com muito carinho. “Ai, que saudade de bater bola na maré seca, gente! De conhecer os horários do mar, sacar a natureza e aproveitar cada segundo. Taí a memória mais marcante dessa primeira fase da minha infância, quando o futebol era só tudo isso: uma brincadeira no campinho do meu tio ou na maré seca do mar de São Luís”, contou a jogadora ao The Players’ Tribune.
Na base, Ary tinha que jogar com os meninos por não ter competição de base para se tornar atleta profissional. Começou a jogar pela base do Centro Olímpico, em São Paulo. Depois, foi para o Sport. Do Recife, veio para o tricolor paulista. Do Morumbi, foi para a seleção principal. No Palmeiras, conquistou glórias. Depois, foi reconhecida e se transferiu para os EUA.
Atualmente, a jogadora de 23 anos atua como meia pelo Racing Louisville, dos EUA, na Nationals Women’s Soccer League. Antes disso, ela começou a ganhar destaque no Sport de Recife, onde foi campeã duas vezes. Mas a consagração como um dos grandes nomes do Brasil veio mesmo pelo Palmeiras, onde conquistou uma Copa Paulista (2021), um Campeonato Paulista e uma Libertadores da América, em 2022. Decisiva, Ary fez um dos gols do Palmeiras na final da Libertadores de 2022. Ela abriu o placar da vitória do Palmeiras por 4 a 1 contra o Boca Juniors na Copa Libertadores do ano passado.
Com informações de Revista Fórum. Edição de Ju Abe.