Licitações para limpeza urbana e obras no São Joaquim se encerram na próxima semana

Duas concorrências públicas, lançadas pela Prefeitura de Belém, serão encerradas na próxima semana: no dia 31 de julho, para a Concessão Administrativa, dos Serviços Públicos Especializados de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos no Município de Belém, englobando as atividades operacionais de coleta, transbordo, transporte, triagem para fins de reutilização ou reciclagem, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada; e no dia 1 de agosto, para execução das obras da primeira etapa do Parque Igarapé São Joaquim. 

Novo sistema de limpeza

Pensado em 2010, o atual sistema de limpeza de Belém se encontra atrasado para a realidade da cidade. A partir de um estudo com cerca de 1.700 páginas, foi elaborado o edital que prevê a modernização do sistema, na qual a empresa selecionada será responsável pela coleta com carros, contratos com cooperativas de coleta seletiva, a implementação da coleta seletiva,  conteinerização dos condomínios, criação de 19 ecopontos, além do descarte e aterro do lixo.

“Teremos uma Belém mais limpa, saudável, moderna e feliz como verdadeira capital da Amazônia, a capital da COP-30”, disse o prefeito, no lançamento do edital, em junho deste ano.

Parque Urbano Igarapé São Joaquim

O Parque Urbano Igarapé São Joaquim, na bacia do Una, terá área de 6,48 hectares e 4,6 km de extensão. Orçado em R$ 150 milhões, o projeto envolve urbanização, sistema de esgotamento sanitário, drenagem pluvial, abastecimento de água, mobilidade urbana.

No dia 16 de junho, o governo Lula, através do Ministério das Cidades, liberou R$50 milhões para o início das obras do Parque Urbano Igarapé São Joaquim, que é um dos projetos que serão realizados para preparar a cidade para a COP 30, em 2025.

“É um projeto que tem como fundamento investir os recursos públicos necessários para viabilizar, cada vez mais, dignidade para a população que já mora às margens do São Joaquim, mas, ao mesmo tempo, viabilizar o sistema de fluidez do território, possibilitando o uso de veículos modernos”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues, à época do concurso.

Deixe uma resposta