O governo federal lançou dois programas de negociação de dívidas, num grande mutirão nacional. O Desenrola Brasil, está na segunda etapa e é destinado a limpar o nome das pessoas que tem dívidas com bancos de até R$100,00 (neste caso, não é preciso fazer nada); e para pessoas com renda de até R$20 mil mensais e dívidas em banco sem limite de valor (faixa 2). Já o Renegocia! quer incentivar pessoas a negociarem e pagarem dívidas com bancos, lojas e empresas de água e luz.
Desenrola Brasil
Neste programa, a negociação deve ser feita diretamente com os bancos, que disponibilizam sites para consulta dos débitos. Você deve digitar seu CPF para visualizar a dívida. Veja abaixo.
Banco Itaú: https://renegociacao.itau.com.br/?
Banco Santander: https://www.santander.com.br/renegocie/home?
Banco do Brasil: www.bb.com.br/renegocie ou pelo aplicativo do próprio Banco do Brasil. O usuário deve entrar na sua conta para consultar os débitos.
Caixa Econômica Federal: https://www.caixa.gov.br/voce/negociacao/Paginas/default.aspx
Renegocia!
O mutirão ocorrerá no período de 24 de julho a 11 de agosto, e será realizado de forma presencial nos órgãos de defesa do consumidor de todo o país (Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor). É possível também utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas.
Quais documentos levar para participar do Renegocia!?
Para participar do mutirão, é obrigatório levar seu documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, leve qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.
Quais dívidas podem ser negociadas no Renegocia!?
O mutirão abrange dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. O objetivo é fornecer suporte abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento.