No último sábado (5), a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, anunciou a criação de uma Caixa Cultural em Belém (PA). O pleito havia sido apresentado pelo prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, no início do ano.
A unidade, que está prevista para ser inaugurada no primeiro semestre de 2025, simboliza uma nova fase de fomento à cultura no país e lança as bases de um projeto cultural que dialoga com a diversidade étnica dos povos nacionais e, sobretudo, celebra “as culturas brasileiras” em sua pluralidade de manifestações.
A Caixa Cultural em Belém (PA) terá um impacto significativo no mercado produtor da economia, da cultura e das indústrias criativas no Brasil e proporcionará um espaço importante para ampliar a diversidade de trabalhadores no setor. Ao oferecer oportunidades de ocupação de postos de trabalho nessa localidade, reconhecida por sua diversidade, contribuirá para a evolução de um cenário mais plural e democrático na indústria cultural.
Com essa iniciativa, a Região Norte fortalece o seu status de polo de expressão artística e criativa e permite que talentos de diferentes origens encontrem um espaço para se desenvolver e contribuir para a riqueza cultural do Brasil.