Projeto de como ficará o Mercado de São Brás após reforma | Reprodução
O bairro de São Brás, um dos oito bairros que integram o Distrito Administrativo de Belém (Dabel), recebe da atual gestão da Prefeitura de Belém uma série de intervenções para melhorar a vida da população que vive e trabalha na área. Entre elas, são destaques as obras de reforma e requalificação do Mercado de São Brás e de recapeamento asfáltico e sinalização da avenida José Bonifácio, e a entrega da reforma da escola municipal Benvinda de França Messias.
“É com muito orgulho e satisfação que estou vendo essas mudanças maravilhosas na cidade, principalmente aqui em São Brás. Essas obras são como se fosse uma roupa nova para o nosso tão querido bairro”, declara a permissionária do mercado, há mais de 30 anos anos, Rosana Martins, que também já teve o irmão matriculado na escola Benvinda de França.
Mercado de São Brás
Imponente e considerado uma jóia arquitetônica para a memória de Belém, o Mercado de São Brás atualmente passa por uma obra de reforma e requalificação da Prefeitura de Belém avaliada em cerca de R$ 50 milhões. O recurso garantido pela Prefeitura foi por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O prazo para execução da obra é de 18 meses.
Após a realização dos serviços, a certeza é que o espaço deve ficar mais adequado para receber permissionários e clientes, além de ser uma das obras estruturantes mais esperadas para receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), prevista ocorrer em Belém, no mês de novembro de 2025.
“São grandes obras, com grande qualidade, com estética realmente reconhecida e, ao mesmo tempo, uma obra monumental. O Mercado de São Brás será devolvido ao povo, mantendo a tradição, às vendedoras de erva, aos que amolam faca, aos que consertam sapato, aos que vendem CD, aos que vendem móveis, todos estão inseridos no projeto”, enfatiza o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém