Foto: Ascom Belemtur
A equipe da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur) realizou uma visita técnica no Museu Paraense Emílio Goeldi, com o objetivo de avaliar a viabilidade da instalação permanente de um Ponto de Informações Turísticas (PIT) no espaço de meio ambiente. A ação visa atender a crescente demanda de turistas que circulam pelo museu, um dos principais pontos turísticos na capital paraense.
O Museu Emílio Goeldi atrai visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. E a possibilidade de contar com um PIT da Prefeitura em seu espaço visa facilitar aos turistas o fornecimento de informações relevantes sobre o museu, a cidade e outras atrações turísticas da região.
Durante a avaliação técnica, o Secretário Municipal de Turismo, André Cunha, ressaltou a importância de estabelecer um ponto de referência para os visitantes. “O Museu Emílio Goeldi é um verdadeiro tesouro para Belém e à Amazônia como um todo. A cidade recebe um grande número de turistas e é fundamental proporcionar a eles uma experiência completa e enriquecedora. Entendemos que a instalação de um Ponto de Informações Turísticas no local pode ser a porta de entrada para que explorem mais nossa cidade, suas belezas e cultura”.
Ele destacou o compromisso da administração municipal em fortalecer o turismo na cidade. “Nossa gestão está empenhada em promover ações que valorizem nossos atrativos, ofereçam comodidade aos visitantes e impulsionem a economia local. A possível instalação do PIT no museu é uma das muitas iniciativas estudadas para tornar a experiência turística em Belém ainda mais memorável”.
COP 30
A expansão de novos postos de informações turísticas é observada pela gestão municipal como uma ação de valorização e respeito aos turistas. Mas, para além disso, visa ainda a realização da COP-30 na capital paraense, em 2025, e que vai atrair delegações de várias nações e jornalistas do mundo inteiro. Esses pontos de informação não apenas fornecerão diretrizes essenciais, mas também servirão como canais de divulgação da herança cultural e da natureza da cidade.
“Estamos comprometidos em tornar a COP-30 um marco para Belém e para o mundo. Com a expansão dos Pits em várias partes da nossa cidade, certamente estará pronta para receber e oferecer aos turistas do Pará, do Brasil e de outros países, informações e experiências de qualidade”, frisou o prefeiro de Belém, Edmilson Rodrigues.
Texto: Kamila Santos, via Agência Belém