Chapa de Edmilson vence Congresso do Psol por ampla maioria; veja os números da votação

Concluída a etapa municipal ao 8º Congresso Estadual e Nacional do Psol, neste domingo (3), o campo majoritário conquistou a ampla maioria dos votos dos congressistas na capital, somando 3.536, contra apenas 742 das outras 4 chapas concorrentes. Em todo o Estado, foram 66 plenárias em 54 municípios, reunindo 5.908 integrantes da legenda. Veja o quadro de votação no final da matéria.

Em Belém, o resultado garante 6 das 7 cadeiras para o campo majoritário na executiva municipal, e 17 cadeiras das 21, na composição do diretório, além do poder de articular alianças partidárias, definição da candidatura majoritária e de aprovar ou vetar candidaturas proporcionais, e do controle do fundo partidário.

“A democracia é feita pela militância, e que lindo, milhares de pessoas reunidas em várias plenárias, com auditório lotado, cinco teses sendo debatidas, divergências sendo colocadas e a unidade sendo construída para seguir em frente na construção do futuro soberano, democrático e socialista, que é o sonho de todos os brasileiros”, disse o prefeito Edmilson, durante a plenária do Congresso na capital.

Edmilson destacou ainda que governar uma cidade destruída pelo descaso de anos em gestões passadas, tendo que reconstruir tudo, arrasada financeiramente, e ainda assim reajustar salário, reformar escolas, garantir a participação popular e realizar projetos para a periferia, têm sido desafiador. “Nosso presidente Lula, que tem uma sensibilidade social incrível, tem também um carinho enorme por Belém e tem nos dado apoio para fazer tudo o que temos feito”, frisou.

Walmir Freire, membro da Direção Nacional e Estadual do PSOL, agradeceu aos que participaram das etapas municipais, e elencou os principais desafios para o próximo período: “derrotar o bolsonarismo, e como prioridade, reeleger Edmilson em 2024 e ampliar nossa bancada em Belém e por todo o Pará”.

Outra questão central defendida pela tese vencedora no Estado e em Belém é viabilizar a maioria na direção nacional para que a legenda siga ocupando o espaço de esquerda na base do governo Lula.  O quadro de votação no Estado ainda está sendo concluído.

Veja o quadro de votação em Belém:

Tese 1, da vereadora Gizele Freitas: 202 votos;
Tese 2, do vereador Fernando Carneiro: 114 votos;
Tese 3, da vereadora Sílvia Letícia: 108 votos;
Tese 4, do campo majoritário, liderada pelo prefeito Edmilson: 3.536 votos;
Tese 5, da ex-deputada Vivi Reis: 318 votos.

Uma resposta para “Chapa de Edmilson vence Congresso do Psol por ampla maioria; veja os números da votação”

  1. Eu quero aqui parabenizar todos e todas as pessoas que deram todo o apoio a tese 4 aonde eu e toda a minha comunidade do Bengui apoiaram e a nossa companheira Leila Palheta que fez bonito em todas as plenárias sempre atuante e rebentando você é guerreira mesmo. Mostrou pra todos nós parabéns

Deixe uma resposta