Brasileiros elegerão 30.500 conselheiros tutelares em 1º de outubro

Eleitores de todos os municípios brasileiros irão às urnas no dia 1º de outubro para escolher seus representantes nos 6.100 conselhos tutelares. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, serão escolhidos 30.500 conselheiros entre os candidatos para os postos.

Os conselhos tutelares, que existem há mais de três décadas, foram criados com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com a função de garantir o cumprimento dos direitos dos cidadãos com menos de 18 anos.

As eleições são organizadas pelos conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente existentes em cada município, sob a fiscalização dos Ministérios Públicos (MPs).

Neste ano, pela primeira vez, serão usadas urnas eletrônicas em todo o território nacional. Os equipamentos serão emprestados pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que também treinarão os mesários e cederão suas listas de eleitores para as comissões eleitorais.

Belém

Em Belém, capital do Pará, o pleito irá eleger 40 novos conselheiros, para um mandato de quatro anos, e terá o apoio da Prefeitura de Belém, Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e do Ministério Público do Pará (MPPA).

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) é o órgão coordenador da eleição, que vai reunir 257 candidatos este ano. A votação será no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, em escolas municipais e estaduais de Belém (que ainda estão sendo definidas). Qualquer pessoa pode votar, basta ter a partir de 16 anos, apresentar o título de eleitor e um documento de identificação oficial com foto.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta