Prefeitura de Belém participa de evento internacional em Nova York sobre meio ambiente urbano

A Amazônia sempre foi o centro das discussões sobre meio ambiente no planeta e Belém, com a gestão Edmilson Rodrigues, está no centro das demandas e soluções ambientais envolvendo as cidades. Não à toa, a capital paraense será a sede da conferência sobre mudanças climáticas no mundo, a Cop-30, realizada pela ONU em novembro de 2025. Nesse contexto, acontece a partir dessa quarta-feira, 20, até sexta-feira, 22, em Nova York, evento que trata dos principais temas envolvendo meio ambiente e centros urbanos: são as ”Reuniões sobre Impacto no Desenvolvimento Sustentável”, com a participação de vários especialistas mundiais, como o prefeito Edmilson Rodrigues.

Estas reuniões se inserem no painel geral “Beyond Net-Zero: the Rise of Nature-Positive Cities”, que será realizado de 3 a 9 de outubro, em Detroit (EUA): esse empreendimento tem duas comunidades internacionais convocadas pelo Fórum Econômico Mundial para conduzir e aprofundar as discussões: a “Comissão Global sobre Cidades Positivas para a Natureza” e o “Grupo de Trabalho de Especialistas por Cidades Positivas para a Natureza”. É na “Comissão Global” que se insere a participação, online, nessa quarta-feira, do prefeito de Belém.

“Só este ano, Belém já sediou dois eventos internacionais sobre a Amazônia”, destaca o prefeito Edmilson Rodrigues. “A capital paraense, dirigida pela esquerda e, portanto, comprometida com o tema ambiental, lida cotidianamente com soluções e demandas dentro desse tema: nisso já estamos contribuindo com o Brasil, com programas reproduzidos pelo Governo Federal, e também com o mundo, como no caso desse evento nos EUA e da Cop-30, em 2025”.

Especialistas

A série de debates, de quarta a sexta-feira, em Nova York, envolve prefeitos de grandes centros urbanos: Edmilson Rodrigues, de Belém; London Breed, prefeita de São Francisco (EUA); Jaime Pumarejo, Barranquilla (Colômbia); Yoo  Jeong-bok, de Incheon (Coreia do Sul); e Mcholisi Kaunda, prefeito de Durban (África do Sul).

Além disso, participam especialistas, dirigentes de ONG’s e de técnicos de várias áreas, como ambientalismo e urbanismo.

Os membros que vão constituir a comissão terão os perfis divulgados nessa quarta-feira. E, no dia 3 de outubro próximo, acontecerá o lançamento dessa “Comissão Global” no contexto geral do evento.

“Cúpula de Transformação Urbana”

De 9 a 12 de outubro, em Detroit (EUA), acontecerá a “Cúpula da Transformação Urbana”, um encontro com prefeitos e líderes mundiais ao lado de executivos, empresários, legisladores, inovadores, filantropos e outros líderes urbanos. A Cúpula terá uma sessão plenária, na abertura, a 3 de outubro, e, então, mais oito sessões sobre gestão ambiental, em combinação com diálogos sobre acessibilidade, inclusão, mobilidade, tecnologia e inovação.

Via Agência Belém – Foto: arquivo Ponto de Pauta

Deixe uma resposta