Banda Veropa Sessions encerra caminhada com show no Memorial dos Povos neste sábado, 23 (divulgação)
Descubra a Elegância de Belém e prepare-se para ser transportado no tempo. O encerramento da 17ª Primavera dos Museus realizada pela Prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, conta com projeto “Na Rota dos Palacetes”, que convida o público a mergulhar na rica história, arte e arquitetura de Belém, numa experiência única pelo bairro de Nazaré. É neste sábado, 23, com saída às 16h, do Solar Mc Doweel, seguindo em direção ao Palacete Bolonha, no memorial dos Povos.
O bairro de Nazaré floresceu junto com a expansão da cidade e as peregrinações à Nossa Senhora de Nazaré. Aqui, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré ergue-se majestosamente, passando por uma reconstrução notável no final do século XIX e início do século XX, usando materiais arquitetônicos da época. Nesse cenário, os palacetes de Nazaré se destacam, testemunhando uma época de transição arquitetônica, conhecida como a Belle Époque, que ocorreu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
Ao longo das estradas de Nazaré e das ruas adjacentes, essas elegantes construções particulares, chamadas de palacetes, surgiram como símbolos de status e prosperidade. Proprietários ricos, incluindo comerciantes, políticos e aristocratas da época, deixaram suas marcas registradas nos palacetes com seus sobrenomes. Os estilos arquitetônicos distintos dessas edificações enriquecem a cidade com um toque de ecletismo, capturando a essência da arquitetura da Belle Époque.
Saída
A rota começa no icônico Palacete Mac Dowell (atual Museu da Assembleia de Deus) e continua pelo Palacete Augusto Montenegro (Museu da Universidade Federal do Pará), Palacete José Bricio Costa “Palacete Bibi” (Ministério dos Transportes), Palacete José Leite Chermont (Escritório da ONU), Palacete Pedro Gusmão (Bradesco), Palacete Barão do Guamá (Codem), Palacete Lobato Miranda (Museu da Justiça), Palacete Antônio Faciola (Futuro Museu da Imagem e Som/Secult-PA) e Palacete Guilherme Paiva (Residência do Comandante da 8ª Região Militar da Amazônia/Ministério do Exército).
Durante o roteiro, os guias levam o público a uma jornada fascinante, onde você poderá apreciar pessoalmente as fachadas dos palacetes e ouvir histórias que resgatam a importância do patrimônio da cidade. Você descobrirá como esses monumentos desempenharam papéis cruciais na história da cidade, desde sua influência na paisagem urbana até as histórias dos personagens que moldaram esses espaços por dentro.
Feirinha e show
O encerramento dessa jornada ocorrerá no Memorial dos Povos, onde o público terá a oportunidade de explorar o Museu Casa Francisco Bolonha em uma visita guiada. Além disso, quem estiver presente poderá experimentar delícias da culinária típica numa feirinha ao ar livre, e apreciar o show da banda Veropa Session, na sala Vicente Salles, às 17 hs.
Mais duas palestras
A 17ª Primavera dos Museus, promovida nacionalmente pelo Ministério da Cultura e Instituto Brasileros de Museus, foi prevista para ocorrer na Fumbel, de 20 a 23 de setembro, mas em decorrência do acidade ocorrido na Av. Governador José Malcher, deixando a fundação sem energia até a quinta-feira, 21, duas palestras precisaram ser transferindas para a próxima terça-feira, 26, na Sala Vicente Salles, no Memorial dos Povos.
As palestras serão realizadas pela manhã: às 10h, ocorre “A Devoção Afrodiásporica de São Benedito e a Luta Antirracista”, com a professora Sônia Abuquerque; às 11h, “Territórios, Territorialidade e Identidades entre Povos Indígenas no Brasil”, com a professora Camille Castelo Branco. A entrada é de graça.