Fotos: Kamila Canhedo/ Agência Belém
As obras da segunda etapa do conjunto habitacional da Vila da Barca, no bairro do Telégrafo, seguem em ritmo acelerado, tendo como previsão a entrega de 198 unidades habitacionais em janeiro de 2024. Resultado de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal de R$ 5.765.972,54, a obra foi retomada pela atual gestão municipal em outubro de 2022.
“Estamos na fase de acabamento, que consiste em revestimento interno, telhado. Estamos finalizando também a parte de infraestrutura, que é a drenagem e rede de captação de água”, explica o diretor de Projetos e Programas Habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), Márcio Freitas.

Entrega
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o andamento da obra nesta sexta-feira, 22, ao lado do secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes. “Infelizmente, essa obra ficou parada por muito tempo em outras gestões e foi retomada em nosso governo, em plena pandemia. Agora, com muita alegria, visitamos e anunciamos para os moradores e para toda a Belém que, no início do próximo ano, vamos entregar os apartamentos com qualidade e conforto”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues durante visita a obra.
O prefeito adiantou também, durante a visita, que, em breve, será iniciado uma terceira fase do conjunto habitacional da Vila da Barca, que vai contemplar as famílias que foram excluídas do projeto iniciado. Nessa fase, as unidades habitacionais serão em modelo de palafita comprometida com rede de esgoto.
O projeto
O projeto do conjunto habitacional da Vila da Barca se diferencia dos demais da cidade por possuir os blocos estruturais sem revestimento, mas adaptados para o clima da região de Belém, já que possuem uma tecnologia que ajuda a diminuir a sensação de calor dos moradores. Cada unidade habitacional entregue será composta de sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos.
Além do conjunto habitacional da Vila da Barca, outros quatro empreendimentos foram retomados nesta gestão, mostrando a parceria entre o governo municipal e o federal. São eles: Viver Mosqueiro, Viver Outeiro, Portal da Amazônia e Neuton Miranda.