Belém ganha Museu de Arte de Rua

Foto: MAUB – Museu de Arte Urbana de Belém

A segunda maior metrópole da Amazônia ganhou o Museu de Arte Urbana de Belém (M.A.U.B), inaugurado neste domingo (24), com painéis de Street Art que desenvolvidos por artistas visuais nacionais e internacionais. As obras foram aplicadas em muros, fachadas e prédios do Complexo Ver-o-Rio, transformando o percurso no maior museu a céu aberto do norte do país. O projeto também contou com oficinas de arte urbana, visitas guiadas e um festival de música, todos gratuitos.

Entre outras obras, o Complexo do Ver-o-Rio ganhou um painel que mede 22 metros de altura por 60 de largura, pintado em uma collab de Thiago Nevs (SP), Luiz Júnior e And Santtos, que conta ter se sentido desafiado ao ver o tamanho do painel, mas depois, feliz com o resultado. “É um dos maiores painéis já feitos em Belém, se não, o maior. Envolve uma grande logística e o desafio de reproduzir em alta escala, mas no final, quando vi, senti o prazer de ter enfrentado os desafios e concluído a proposta”, diz And.

A curadoria é do fotógrafo e curador William Baglione e baseada em um edital público, com 21 vagas. “Temos um line up bem plural com 70% de artistas da Amazônia e em sua maioria são de mulheres”, comenta o idealizador do M.A.U.B, o produtor cultural Gibson Massoud, da Sonique Produções. O projeto foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e pelo Nubank.

Os artistas envolvidos foram: Amanda Nunes (DF), And Santtos, Cely Feliz, Derlon (PE), Ghasper, Jamaira Pacheco (BA), Julia Furuyama (SP), Kadois, Luma Bastos (PI), Moka (AC), Campis, Luis Jr, Mama Quilla, Pati Rigon (RS), Pri Barbosa (SP), Ramon Martins (MG), Santo, Sebá Tapajós, Thaizis (AM), Thiago Nevs (SP) e Wira Tini (AM).

Com informações do site Museu de Arte de Rua e DOL.

Deixe uma resposta