Prefeitura de Belém orienta profissionais de enfermagem sobre o pagamento do piso salarial

Prefeitura inicia nesta segunda-feira, 25,  a série de visitas às unidades que integram a rede de saúde municipal para conversar e tirar as dúvidas dos profissionais da enfermagem sobre o piso salarial (Fotos: João Gomes/ COMUS).

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta segunda-feira, 25, uma série de visitas às unidades que integram o sistema de saúde municipal para conversar e tirar as dúvidas dos profissionais da enfermagem a respeito do pagamento do incremento temporário do Piso Nacional da Enfermagem, que começou a ser pago no dia 22 de setembro.

Os profissionais da enfermagem do Pronto Socorro Mário Pinotti (PSM da 14 de Março), Pronto Socorro Dr. Humberto Maradei Pereira (PSM do Guamá) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram os primeiros a receberem essas orientações a respeito do pagamento do piso da categoria em Belém.

Um plantão de atendimento para tirar as dúvidas da categoria e informar os valores que faltam ser recebidos foi iniciado nesta segunda-feira, 25, na sede da Secretaria de Saúde de Belém, localizada no bairro de São Brás, e deve funcionar durante a semana, das 13h às 17h, no auditório do prédio.

“Queremos informar a categoria a respeito de todo o processo do pagamento da complementação salarial que foi conquistada recentemente”, ressaltou o diretor-geral da Sesma, Raimundo Arias, durante o encontro com os profissionais do PSM da 14 de Março.

Cartilha – Para sanar as dúvidas dos trabalhadores da enfermagem de Belém a Prefeitura Municipal desenvolveu uma cartilha municipal de informações baseada na cartilha nacional a respeito do pagamento do piso da categoria.

A enfermeira  e integrante da Comissão do Piso Salarial dos Enfermeiros de Belém, Juliana Benjamin, destaca que uma das principais dúvidas dos trabalhores está relacionada ao não recebimento ou recebimento inferior ao previsto no recurso.

“Hoje nós estamos aqui para conversar como foi feito esse estudo pelo Ministério da Saúde e propor que eles aguardem as próximas parcelas que deverão vir corrigidas”, informou Juliana.

Ela disse, ainda, que “o início do pagamento desse piso é uma grande vitória da categoria, resultado de uma luta de muitos anos. Agora, a gente deu um passo efetivo e concreto, ainda que nem todos tenham recebido neste momento, mas o processo é de construção. Esse repasse vai vir gradativamente”.

Atualmente a Sesma possui em seu quadro mais de 2.800 profissionais da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta