Fiocruz mantém alerta para aumento de casos de Covid-19; veja onde se vacinar em Belém

Foto: Agência Belém

A Fiocruz divulgou, na quarta-feira (20/9), uma atualização do boletim InfoGripe. O cenário segue similar ao da semana passada, no qual se identificou um ligeiro aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à Covid-19, majoritariamente localizados em estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. Referente à Semana Epidemiológica (SE) 37, de 10 a 16 de setembro, a análise tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 18 de agosto.

Coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes destaca que a população adulta é a mais afetada e faz um alerta para alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Ele relembra a importância da vacinação em dia. “Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas às quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, destaca.

Nesta atualização, seis estados apresentaram sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe. Nos estados do Nordeste e Centro-Oeste, o aumento se concentra nas faixas de 2 a 4 e de 5 a 14 anos de idade. Já em Roraima, o crescimento está nas crianças de até 4 anos de idade. No Pará, a situação é de estabilidade. 

Vacinação em Belém

Em Belém, a vacinação continua acontecendo nas Unidades Básicas de Saúde. Também está sendo realizada a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco principal no público infantil e adolescentes menores de 15 anos. Estão disponíveis 14 vacinas, como BCG, Pentavalente, Tetravalente, Tríplice Viral, Tetraviral, Poliomielite, Poliomielite Oral e HPV. Todos os imunizantes protegem contra 20 doenças, segundo a Coordenação de Imunização da Sesma.

Com informações da Fiocruz e Agência Belém

Deixe uma resposta