Foto: João Gomes/ Comus
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciou nesta quarta-feira, 27, um mutirão de limpeza emergencial de resíduos sólidos na cidade e o primeiro bairro escolhido para receber a ação foi a Pedreira.
Com 80 agentes da limpeza pública, três carregadeiras, uma retroescavadeira e 16 caçambas, o mutirão de limpeza tem como foco os canais e pontos críticos de descarte irregular de entulho. A ação na Pedreira segue até a próxima terça-feira, 3 de outubro, e, logo após, vai seguir para os bairros do Guamá, Terra Firme Bengui e o distrito de Icoaraci.
“Nós passamos por um momento muito difícil na gestão dos resíduos sólidos em Belém, por causa de problemas com as empresas. Então esta ação aqui é emergencial, para que seja feita a limpeza de resíduos que se acularam por um determinado período”, explicou a secretária de Saneamento de Belém, Ivanise Gasparim, durante a abertura do mutirão de limpeza que ocorreu nesta quarta-feira, às margens do canal da Antônio Baena, no bairro da Pedreira.
A titular da Sesan afirmou que a ação é emergencial e não definitiva, ao que se refere à coleta dos resíduos sólidos em Belém. “A solução definitiva para esse serviço é a concorrência pública privada, que visa um grande investimento em Belém em relação à administração dos resíduos sólidos, assim que a justiça deliberar a continuidade do processo licitatório”, ressaltou a secretária Ivanise.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou o início dos trabalhos do mutirão de limpeza nesta quarta-feira, 27, no bairro da Pedreira. Na opinião dele, “esta é uma ação concreta e pedagógica, para que a população tenha consciência e deixe de jogar lixo em locais inadequados que representa um risco à sua própria vida”.
Ele afirmou, ainda, que o mutirão significa “a Prefeitura trabalhando para manter Belém limpa, saudável e feliz, com a colaboração de toda a população”.