Com mais de 1,6 mil comentários, a imagem de uma viatura caracterizada da Guarda Municipal de Belém chamou a atenção em um grupo do facebook. O veículo foi repassado ao município pelo governo do Estado em março deste ano, e é destinado ao atendimento qualificado e especializado às mulheres vítimas de violência. Um dos comentários na postagem celebra a ação: “Parabéns GMB, INTEGRANDO A SEGURANÇA DA MULHER”.

A viatura já foi inicialmente utilizada durante a campanha de Combate à Importunação Sexual nos estádios de Belém, realizada pelas Polícias do Estado e a Guarda, para combater, a partir de ações preventivas, condutas que são contra a liberdade das mulheres e o público LGBTQI+ durante as partidas de futebol.
“O engajamento de todas as forças especializadas de combate à importunação sexual é necessário para que a campanha seja efetiva. Por isso, vamos agir com ações preventivas e, em caso de flagrante, atuaremos de forma repressiva. A intenção é garantir a segurança de gênero e deixar claro que se algo não consentido acontecer, o autor será denunciado aos agentes que estarão no local”, explicou o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.
Denúncia
Para combater atos de importunação, é muito importante que a vítima registre um boletim de ocorrência. As vítimas, ou mesmo testemunhas, podem denunciar o ato criminoso pelos números 153 (GMB), 190 (Polícia Militar), 180 (Central da Mulher).