Previsto para encerrar nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, o prazo para a atualização cadastral dos moradores da avenida Bernardo Sayão, no trecho entre a avenida Fernando Guilhon e a travessa Quintino Bocaiuva, no bairro do Jurunas, foi prorrogado até o próximo dia 21 de outubro.
A atualização cadastral acontece no horário das 8h30 às 11h, quando os técnicos da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), visitam as casas.
229 imóveis serão retirados daquele trecho para a realização das obras de macrodrenagem, duplicação e urbanização da avenida Bernardo Sayão, uma das obras prioritárias da Prefeitura e que, agora, também se insere no âmbito da conferência mundial sobre o clima, a COP-30, que será realizada em Belém, em 2025: as obras na Bernardo Sayão são um sonho antigo da cidade e agora, finalmente, se realizam e serão um legado para Belém impulsionado pela COP, especialmente na periferia.
A atualização dos cadastros dos moradores a cada dois anos está prevista no Plano Específico de Reassentamento (PER), aprovado pela população em audiência pública, em 2022. O PER busca manter as informações dos moradores atualizadas para que no momento do remanejamento seja possível oferecer a eles a melhor solução.
Apoio da população
Jesiel Rodrigues Lobato, marceneiro, 48, morador há 20 anos da Passagem Monte Alegre, diz que apoia o projeto da Prefeitura. “A gente é a favor. Nós não queremos ficar aqui, sabemos que é um local impróprio, mas a gente não quer ir pra longe. Queremos receber o justo pra que possa comprar um imóvel aqui dentro do nosso bairro”.
A expectativa da autônoma Aline Ferreira Gomes, 39, moradora da mesma passagem, também é de melhorar de vida. “Eu tenho a esperança de sair daqui pra um lugar melhor. Eu estou há 20 anos aqui. Eu creio que a gente vai sair daqui e ir pra um apartamento ou casa melhor”, afirmou Aline, depois de receber a equipe dos cadastradores da Prefeitura.