Fórum Municipal de Mudanças Climáticas toma posse na quarta-feira (18)

A Prefeitura de Belém dará posse ao Fórum Municipal de Mudanças Climáticas (FMMCB), no próximo dia 18 de outubro, no auditório da Sudan, às 17 horas. O Fórum reúne integrantes de segmentos sociais e representantes dos poderes públicos e busca incentivar, no âmbito municipal, a adoção de políticas voltadas para a proteção da biodiversidade e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.

O FMMCB foi instituído pela Prefeitura de Belém, conforme o Decreto nº 107.851/2023, de 27 de julho, com o propósito de fortalecer políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável na capital paraense.

Segundo Marinor Brito, assessora de Relações Institucionais da Prefeitura de Belém e uma das coordenadoras do Fórum Municipal, no evento serão apresentadas as obras e ações que serão realizadas para preparar a cidade para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que irá acontecer em 2025, e ficarão como legado para a cidade.

Marinor reafirmou a importância da participação popular no debate sobre as mudanças climáticas. “Foram lideranças das classes trabalhadora e empresarial, de movimentos dos povos tradicionais de matriz africana, indígenas, quilombolas, movimentos de mulheres, juventude, ribeirinhos, agricultura familiar, LGBTQI+ e ONGs de proteção ambiental eleitas nas reuniões setoriais, seguindo as diretrizes de efetiva participação democrática nos centros decisórios da gestão municipal. É uma etapa importante para consultar a sociedade. Dar passos qualitativos com essas parcerias para superar desafios e conquistar legados futuros em benefício da população de Belém.”

Uma resposta para “Fórum Municipal de Mudanças Climáticas toma posse na quarta-feira (18)”

  1. Belém, capital cultural da Amazônia, tem experiência de organização popular nos debates das políticas públicas. Desde o primeiro e segundo governos democráticos populares, de 1987/2004, do atual prefeito Edmilson Rodrigues, que os temas sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentavel e inclusão social, foram pontos de pauta prioritarios para nossa cidade. Esse fórum representa o amadurecimento dos diversos setores do nosso munícipio, no sentido do reconhecimento dessa pauta e o engajamento para buscar coletivamente as alternativas de saídas para os conflitos climaticos que abalam as comunidades internacionais e afetam a vida na Amazônia, berço e moradia ancestral do nosso povo.

Deixe uma resposta