Bruno Cecim/ Agência Pará
Prefeitura de Belém e representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e World Resources Institute (WRI-Brasil) estiveram reunidos nesta terça-feira, 17, para detalhar o planejamento da constituição da Comissão das Cidades Amazônicas, a partir da representação de prefeitos e prefeitas da região.
O assunto, debatido em formato on-line, teve como objetivo detalhar o planejamento da Comissão das Cidades, para tratar das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano e atrair investimentos para a Amazônia.
Para o prefeito Edmilson Rodrigues, o processo de mobilização e articulação entre prefeitos dos municípios amazônicos é relevante para garantir o protagonismo dos gestores da Amazônia. “É de fundamental importância que as políticas daqui sejam desenvolvidas considerando as populações amazônicas: as que vive nas áreas de floresta, do campo, indígenas, ribeirinhas, quilombolas e urbanas. Os governos das cidades têm grande responsabilidade na execução das políticas públicas, importantes na viabilização da cidadania”.

Os gestores dos municípios da Amazônia vão ser mobilizados pela FNP e WRI a compor e Comissão de Cidades Amazônicas e do fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano sustentável.
A ideia de criação de uma Comissão de Cidades Amazônicas, visando um debate permanante de politicas publicas para cidades da região, é resultado dos encontros realizados no Fórum das Cidades Amazônicas, realizado no início de agosto deste ano.