Em vistoria, comitiva da ONU ficou satisfeita com preparativos de Belém para a COP 30

Na última semana, uma comitiva da Organização das Nações Unidas esteve em Belém, a convite do governo brasileiro, para conhecer os projetos das administrações municipal, estadual e federal, e que prepararão a cidade para a COP 30, em Belém. Segundo integrantes do governo do Pará, em matéria do Estadão, os representantes da ONU ficaram satisfeitos e apresentaram aspectos positivos na cidade. Eles também devem apresentar sugestões a serem feitas, em especial, nas áreas de hotelaria e segurança pública.

O principal desafio, que é a acomodação das mais de 50 mil pessoas que devem participar do evento, já tem várias alternativas pensadas, desde a utilização de transatlânticos, transformar prédios federais em hotéis, até a instalação de estruturas temporárias, modulares e pré-fabricadas.

Obras para a COP 30

Um conjunto de obras estão em processo em Belém para a preparar a cidade para a COP 30, e ficarão como legado para a população. Na região das Docas, o governo do Estado realiza obras do Porto Futuro II, e a Prefeitura já estão concluindo as obras no Boulevard da Gastronomia, realizar a revitalização do Complexo do Ver o Peso.

A Prefeitura de Belém está viabilizando a reurbanização e implantação de terminais e corredores exclusivos para ônibus na avenida Júlio Cesar, além da implantação de mais um corredor do BRT, via que deve ligar a região das Docas ao aeroporto de Belém, que também será reformado pelo governo federal.

Também estão em andamento o projeto do novo Canal do São Joaquim, que passará a ser um rio navegável, área de lazer e parque vertical, e cuja primeira fase está sendo financiada pelo governo federal e será executado pela Prefeitura de Belém, e a duplicação da avenida Bernardo Sayão, obra financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), também executada pelo governo municipal.

A Prefeitura também vem realizando obras de melhoria no asfalto de vários corredores da cidade, como a avenida Senador Lemos, fundamental para o escoamento do trânsito, além das avenidas Antônio Barreto, José Bonifácio, Mundurucus e Padre Eutíquio, e apresentou um projeto junto ao Ministério das Cidades para drenar e pavimentar 165 vias distribuídas em todos os distritos da cidade.

 

Uma resposta para “Em vistoria, comitiva da ONU ficou satisfeita com preparativos de Belém para a COP 30”

  1. Como está o andamento das tratativas para a construção do terminal hidroviário na confluência da av. Alm. Tamandaré com a Baía de Guajará, na Cidade Velha?

Deixe uma resposta