Pré-conferências definiram os temas que serão debatidos na Conferência Municipal de Cultura, na segunda-feira, 30 (Agência Belém/ Comus)
A V Conferência Municipal de Cultura de Belém atende as diretrizes da política municipal e nacional de democratização e direitos à cultura. A mesa de abertura contará com a presença do diretor de Articulação e Governança da Secretaria dos Comitês de Cultura do governo federal, Pedro Vasconcellos, que vai abordar a importância da participação da sociedade civil na construção de propostas, junto ao poder público, para a 4ª Conferência Nacional de Cultura, que terá como tema central: Democracia e Direito à Cultura e será realizada em março de 2024.
As conferências visam reforçar o lugar da participação social como força motriz da democracia e valorizar o protagonismo da sociedade civil na elaboração, no acompanhamento e no controle social das políticas públicas. O objetivo é progredir nos debates sobre a institucionalização da cultura e aprofundar o entendimento sobre marcos e instrumentos legais para o amadurecimento das políticas culturais brasileiras.
Memória – Além disso, é fundamental reconhecer o direito à memória, ao patrimônio cultural, valorizando as múltiplas identidades e verificar de que forma a sociedade brasileira pretende garantir o direito à memória e aos bens culturais das populações que tiveram suas vozes apagadas, omitidas, desprezadas e preteridas na história oficial do país.
Dentro dos Grupos de Trabalho, os participantes deverão gerar propostas que visem fortalecer e criar mecanismos que garantam a proteção e a promoção da diversidade das expressões artísticas e culturais; ressaltar a importância da cultura para o desenvolvimento socioeconômico do país, além de pensar a criação de espaços de diálogo, reflexão e construção coletiva acerca do papel das artes em sua diversidade de fazeres, territórios e agentes.
Conheça os eixos temáticos:
Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.
Confira a programação:
08h às 14h – Credenciamento
09h – Abertura
09h30 às 10h30 – Leitura e Aprovação do Regimento Interno da Conferência Municipal de Cultura de Belém
10h30 às 12h – Explanação dos seis eixos e formação dos GTs
12h às 13h – Intervalo Almoço
13h30 às 17h – Reunião dos Gts/Eleição de Representantes de Delegados
17h às 18h – Intervalo
18h às 20h30 – Plenária e Aprovação de Propostas
Serviço:
V Conferência Municipal de Cultura de Belém. Dia 30 de outubro, das 8h às 20h30, no auditório Ismael Nery, do Centur – Av. Gentil Bittencourt, 650. Pré-inscrição online, no site da Fumbel: https://fumbel.belem.pa.gov.br/ . Apoio da Fundação Cultural do Pará/Governo do Estado.