Câmara aprova autorização de empréstimo da Prefeitura para mais 100 novos ônibus para Belém

A Câmara Municipal de Belém aprovou, no dia 17 de outubro, durante sessão ordinária, a autorização (PL 1681/20230) para que a Prefeitura capte recursos junto a Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinadas a compra de mais ônibus para Belém, além dos 300 anunciados pelo prefeito Edmilson, neste sábado (29), fruto de acordo entre o governo municipal, estadual e as empresas de ônibus.

Serão mais de 100 ônibus novos para renovar a frota de ônibus. O vereador Igor Andrade comentou durante a sessão o esforço que tem sido realizado para a melhoria da mobilidade urbana na cidade. Segundo ele, o problema do transporte público “tem que ser resolvido de forma coletiva. Sugiro que os prefeitos da região metropolitana, com o governador, possam sentar e dialogar. Quantos ônibus cada Prefeitura pode comprar?”.

Financiamento do BNDES

No mês de abril deste ano, o prefeito Edmilson Rodrigues esteve reunido com representantes do BNDES, em São Paulo, para debater o financiamento do banco para a implantação de ônibus elétricos em Belém. Na ocasião, Edmilson afirmou que a capital paraense, entre outras cidades do país, vai participar de uma espécie de programa piloto para implantação de transporte elétrico.

Outra iniciativa do prefeito neste sentido, é a cooperação da Prefeitura com Agência de Cooperação Alemã Deutsche Gesel, que tem a missão de apoiar 20 cidades na transição para a inserção de ônibus elétricos, e Belém foi uma das primeiras a despertar o interesse para a implementação deste projeto.

Deixe uma resposta