Onda de calor: Belém investe em arborização, climatização e energia solar

Foto: Joyce Ferreira/Agência Belém

A nova onda de calor que atinge quinze estados brasileiros e o Distrito Federal tem levantado o debate sobre como as cidades estão se preparando para enfrentar as mudanças climáticas. Estudo realizado pela ONG CarbonPlan, em parceria com o The Washington Post, aponta que Belém pode ser a segunda cidade mais quente do mundo até 2050. Por isso, o que está sendo feito irá ter consequência no futuro da cidade.

Arborização

Através da revitalização e reestruturação da Granja Modelo, assim que o prefeito Edmilson assumiu, em 2021, a Prefeitura vem ampliando a arborização em Belém. Até o final de junho deste ano,  5.172 mudas de arbóreas foram plantadas em vários bairros da cidade. Ao longo do mês de dezembro, mais de 2 mil serão plantadas.

Climatização

Em dois anos e meio de gestão municipal, a Prefeitura de Belém realiza obras de reforma e revitalização em 89 unidades escolares. Desse total, 55 já foram entregues, 28 reinauguradas. Em todas elas,  foram instalados sistemas de climatização.

No transporte público, os novos ônibus que devem chegar a Belém – 300 adquiridos pela Setransbel, 265 pelo governo do Pará e 140 pela Prefeitura de Belém – terão sistema de ar condicionado, reinvindicação antiga da população da cidade.

Energia Solar 

Outra iniciativa da gestão municipal, é a instalação de sistemas de energia solar (fotovoltaicos). Já são 12 escolas municipais contempladas, e outras 23 também devem receber o sistema para geração de energia limpa e renovável.

Deixe uma resposta