Solar Flávio Nassar, na Cidade Velha, será a nova sede do Promaben

Foto: Mácio Ferreira/ Agência Belém

A Prefeitura de Belém inaugura neste domingo, 21, o Solar Flávio Nassar, que vai abrigar a nova sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). A entrega do prédio faz parte da programação de aniversário de 408 anos da cidade.

Localizado em uma área tombada pelo Patrimônio Histórico, na esquina das ruas Dr. Assis com Padre Champagnat, o prédio público integra o complexo Feliz Lusitânia, ao lado da Catedral de Belém, na Cidade Velha. “É um investimento no Centro Histórico, na memória da cidade, para cada vez mais preparar Belém para o futuro”, afirma o prefeito Edmilson Rodrigues.

A reforma do prédio é uma das obras prioritárias elencadas pela gestão municipal, como preparação da cidade para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), que será realizada na capital paraense em 2025. “Nós gastaríamos com aluguel mais do que seria o valor que foi investido na reforma do prédio, que fica como um legado para a cidade, após as obras do Promaben”, diz o coordenador- geral do Programa, Jammerson Leão.

A obra

Iniciada em fevereiro de 2023, a obra de restauração do imóvel que já funcionou como sedes da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), foi orçada em R$ 2 milhões. Os recursos foram financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Foram reformadas as paredes, pisos e a cobertura e feito o acabamento interno, divisórias, forros e refrigeração, além da recuperação das duas fachadas e a substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias e de proteção contra raios e incêndios. A área construída do imóvel é de 620 metros quadrados, com dois pavimentos.

Homenagem

O nome do prédio é uma homenagem da Prefeitura de Belém ao arquiteto, urbanista e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Flávio Sidrín Nassar. “Flávio foi um protagonista das lutas de resistência à ditadura militar. Crente, convicto na possibilidade de um futuro socialista, era um amante da liberdade, da vida, do direito ao exercício pleno da cidadania. O Solar Flávio Nassar é uma gota d’água de homenagem diante do rio mar, do verdadeiro oceano, que se expressa na existência deste amigo, irmão, timoneiro do sonho de uma Belém cidadã”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Flávio Nassar foi coordenador do Fórum Landi e se dedicou à revitalização do Centro Histórico de Belém. Morto em 2022, aos 69 anos, ele também foi pró-reitor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Texto: Raimundo Sena, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading