A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação de Jovens, Adultos e Idosos (Coejai), vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Semec), promove a primeira Formação Inicial para Alfabetizadores, Coordenadores e Alfabetizadores Inclusivos, um marco significativo na luta contra o analfabetismo na capital paraense.
A formação, que ocorrerá ao longo desta semana, será conduzida de forma remota e presencial, visando formar 75 alfabetizadores, 10 coordenadores e 5 alfabetizadores inclusivos, selecionados por meio de chamamento público. O objetivo da formação é preparar esses profissionais para alfabetizar mais de 1.500 pessoas em todos os distritos de Belém.
Essa iniciativa surge como parte do compromisso da Prefeitura de Belém em tornar a cidade um território livre do analfabetismo, colocando-o como um projeto prioritário de governo.
“Nós temos esse compromisso com nossa cidade. Não é uma tarefa fácil, e todos nós, junto com todos que estão aqui presentes, vamos colaborar para garantir o direito à educação em todos os territórios de nossa cidade”, destacou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
Movimento Alfabetiza Belém
Com a combinação de métodos remotos e presenciais, a formação visa garantir a compreensão destes alfabetizadores sobre concepções basilares do Movimento Alfabetiza Belém, para que estejam e sejam fonte e extensão de uma educação libertadora, humana e socialmente referenciada. Além disso, a inclusão de coordenadores e alfabetizadores inclusivos destaca o compromisso da Prefeitura com a equidade e a inclusão social.
Para o coordenador da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Semec, Miguel Picanço, essa formação representa um passo significativo em direção a uma cidade mais educada e inclusiva.
“Estamos comprometidos em garantir que todos os cidadãos tenham acesso à educação. Agora, a gente está então iniciando a formação dos alfabetizadores, para que eles alfabetizem 1.500 jovens, adultos, idosos”, afirmou Miguel Picanço.
Os participantes serão sensibilizados e formados para não apenas ensinar a ler e escrever, mas também para promover a inclusão e a participação ativa de todos os educandos, independentemente de suas habilidades e circunstâncias individuais.
Compromisso
Gustavo Moura é um dos alfabetizadores e participou, em 2023, de uma etapa de alfabetização. Ele conta que a gestão traça um caminho importante na educação municipal.
“Para mim, como professor, é uma experiência única poder contribuir com o social, com o coletivo, com a metodologia de Paulo Freire. Sabemos dos desafios, mas o fundamental estamos fazendo, a partir do Movimento do Alfabetiza Belém”, pontuou Gustavo.
A expectativa é que, ao final da formação, os alfabetizadores estejam plenamente preparados e motivados para enfrentar o desafio de alfabetizar mais de 1.500 pessoas, em Belém. Com essa iniciativa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a educação como ferramenta fundamental para o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.








