Foto: reprodução

Diversos movimentos sociais de Santarém, no Pará, estado que sediará a COP 30 no próximo ano, vão às ruas nesta segunda-feira (02/12), denunciar o cenário de crise climática vivenciada no município diante dos incêndios e queimadas que atingem o município há quase dois meses.

A manifestação, intitulada de Marcha pelo Clima, irá se concentrar no Centro Regional de Governo do Oeste do Pará às 17h, e percorrerá ruas da cidade até a Praça do Pescador. Os movimentos reivindicam ações imediatas e concretas do poder público para combater as queimadas e mitigar seus impactos.

Nas primeiras horas desta sexta-feira (29), Santarém era a 2ª cidade mais poluída do mundo, de acordo com dados de sensores que medem a qualidade do ar, divulgados pela plataforma PurpleAir.

Além denunciar a situação, a marcha também vai cobrar políticas públicas de proteção ambiental efetivas e mais fiscalização para evitar a destruição de áreas de floresta, as queimadas e o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Deixe um comentário