Divulgação cultural – Projeto PRONAC
Clima: O Novo Anormal

Foto: Marcos Barbosa

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL/PA) voltou a ser alvo de ameaças de morte, em um episódio que reacende o debate sobre a violência política de gênero e raça no Brasil e os riscos enfrentados por mulheres em espaços de poder. A intimidação, recebida por e-mail na noite de quarta-feira (4), levou a equipe da parlamentar a acionar as autoridades e reforçar medidas de segurança, em mais um caso que expõe a gravidade dos ataques contra representantes eleitos.

Confira a nota na íntegra:

A deputada estadual Lívia Duarte (PSOL/PA) foi ameaçada de morte novamente, por meio de mensagem de e-mail recebida na noite da última quarta-feira, 4. Essa é a terceira vez que a parlamentar recebe mensagens ameaçadoras. Lívia e a equipe do seu gabinete estão adotando as medidas necessárias para a proteção da integridade física da deputada, bem como para que a autoria do crime seja investigada e que seja dada a denúncia pública do fato. Lívia se mantém firme em seu trabalho parlamentar

A mensagem criminosa menciona textualmente que a Lívia Duarte pode sofrer um “assassinato”: “Seu assassinato será tão real quanto a dor que você sentiu ao ler isso”, diz a ameaça. E prossegue: “Deputada Lívia Duarte, sua existência é uma piada. Não é suficiente que eu quebre todos os seus ossos”.

Um boletim de ocorrência do caso foi registrado na delegacia. O presidente da Alepa, deputado Chicão (União Brasil) e o gabinete militar da Casa foram acionados para garantir a segurança da deputada Lívia Duarte. Ainda, foi requisitado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) que proceda a investigação da autoria da mensagem por meio do serviço de inteligência.

Não por acaso, a atuação de mulheres parlamentares, principalmente negras e com perfil de esquerda, como a Lívia Duarte, tem provocado a ira de quem não admite que elas estejam em espaço de poder, exercendo a luta por justiça social e equidade. No Rio de Janeiro, a deputada estadual Renata Souza (PSOL) foi recentemente ameaçada de morte por mensagem.

A ameaça a um(a) deputado(a) legitimamente eleito(a) é um grave ataque à democracia brasileira e à sociedade paraense, que merece o rigor da lei.

Lívia é a primeira deputada preta da história de dois séculos da Alepa e uma das raras representantes desse recorte social em cargo parlamentar no Brasil, apesar da maioria da população ser autodeclarada preta e parda no Brasil, 56%, segundo o Censo do IBGE 2022.

A nova tentativa de silenciar Lívia Duarte não vai prosperar. Ela continuará fazendo a sua luta política em defesa da Amazônia, das mulheres, das populações tradicionais, da classe trabalhadora, entre outros, com coragem, fé e esperança na construção de um futuro feliz.

Equipe Deputada Estadual Lívia Duarte (PSOL)

Deixe um comentário