• O segundo estudo comparativo e explicativo da qualidade da Educação (Serce) sobre normas ortográficas e caligrafia, que avaliou crianças da terceira e sexta classe de 16 nações da região, colocou Cuba entre o primeiro e terceiro lugar em cada parâmetro assinalado, segundo informações tornadas públicas recentemente pela Unesco.
Unesco destaca a Cuba entre os melhores países da região na escritaO estudo do Serce, que começou em 2008 e terminou em dezembro de 2010 teve em conta vários aspectos, entre eles, que a escrita manuscrita permitisse ao destinatário aceder facilmente à mensagem. No teste destacaram-se nossas crianças, com 80% de acertos. A seguir, colocaram-se Uruguai, Chile, Equador e Peru, onde “somente seis em cada dez crianças da terceira classe diferenciam maiúsculas de minúsculas”.
Por seu lado, o teste de ortografia avaliou erros de escrita, palavras incorretas ou desviadas da norma, demonstrando que alguns meninos de Cuba, Paraguai e Uruguai erraram em uma de cada 20 expressões, a diferença dos alunos de outros países que erraram em uma de cada 10.
Na construção de textos, os alunos cubanos, chilenos, equatorianos e uruguaios, superaram a média regional de escritos sem problemas de caligrafia e coerência: dois em cada três escolares não tiveram erro, enquanto a média regional foi de um em cada dois. “Podemos dizer que Cuba tem resultados elevados na escrita de textos se consideramos, aliás, que a percentagem de textos em branco ou ilegíveis não chega a 1% nos dois graus”, destacou o relatório. (Cubaminrex-Comissão Nacional Cubana da Unesco)
Fonte: Granma.CU