Empresa que usa selo da ONU está destruindo terras indígenas, denunciam índios

Da Radioagência NP

Os índios Ayoreo do Paraguai estão denunciando a empresa brasileira de pecuária Yaguarete Porá, de usar o programa Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma ferramenta para mascarar abusos dos direitos humanos cometidos contra os índios.

O Pacto Global da ONU é um acordo pelo qual empresas de todo o mundo se comprometem a respeitar os dez princípios relativos a Direitos Humanos, condições de trabalho e meio ambiente. De acordo com os indígenas paraguaios, mesmo a empresa recebendo o selo do Pacto, está destruindo as terras da comunidade para abrir caminho para a criação de gado.

Em 2010, a organização de defesa dos povos indígenas Survival International premiou simbolicamente a Yaguarate Porá “por ter arrasado as terras dos ayoreos”.

Em resposta à denúncia dos indígenas, o Pacto Global admitiu que não tem “nem os recursos, nem o mandato para conduzir investigações em qualquer dos participantes do programa”. Os índios ayoreos possuem mais de 78 mil hectares de uma área de mata.

(De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto. Com informações da Survival International.)

Deixe uma resposta