JOÃO CANTA JOÃO [2] A poderosa voz de João Lopes apresentando a vida e a obra de João Nogueira

[Neno Freitas]

JOÃO CANTA JOÃO [2]

João Lopes no III Festival de Música Popular Paraense -RBA - Foto de Ney Marcondes
No dia 24 de maio de 1966, em pleno coração amazônico, um choro melódico anunciava o nascimento do menino João.

Naquela manhã, o sol brilhava com a intensidade costumeira e a pequena cidade de Boca do Acre, no interior do Amazonas, brindava com euforia a dádiva recebida.

Orgulhosa, a lua formosa, iluminava com extrema corujice os caminhos do moleque levado e junto com o astro-rei batizou o pequeno rouxinol, mergulhando-o nas águas límpidas dos belos rios da região.

Perto do quarto movimento de translação da terra, as estrelas mais reluzentes guiaram o pequeno pássaro ao seu novo ninho – A cidade de Santa Maria do Grão Pará. “Belém do Pará” – Ao vê-lo, a cidade das mangueiras apaixonou-se pelo seu filho pródigo, numa recíproca verdadeira.

O galho do samba e do amor foi o escolhido para morada.

Durante quinze anos João cantou somente para os LOPES ouvirem e orgulharem-se. Mas, seria muito egoísmo manter o virtuoso passarinho em cativeiro. Era preciso dar-lhe asas e abrir-lhe a gaiola. O vôo alto seria uma questão de tempo.

Pôr-do-sol, Festança, Varanda, Luz e Sombra, Joelho-de-Grilo, Bola-Samba, Cadência, Samba de Artista, numa perfeita cronologia grupal.

As vitórias no Fest Samba Pará II e III, uma constatação de seu grande talento.

Os shows teatrais com o grupo Festança, Cadência e no Teatro da Paz com a escola de dança Clara Pinto em 1997; Teatro do Museu Emilio Goeldi solo 1998; Teatro Margarida Schivazzappa com o grupo Bola-Samba 1999 e dentro do projeto Samba de Artista de 2000 a 2010 … Conseqüências de seu belo trabalho.

Ganhou experiência internacional participando da Bienal de Música de Martinique (França) como o grupo Melobeço. Teve dupla participação como convidado especial da II Bienal Internacional de Música de Belém realizado na Aldeia Amazônica David Miguel com os grupos Melobeço e Samba de Artista. Participou da Feira do Livro e do encerramento das atividades da Seresta do Carmo em 2002 e 2009 em apresentações do grupo SAMBA DE ARTISTA.

Marcou presença em shows nacionais com artistas renomados: Jovelina Perola Negra, Noite Ilustrada, Marquinhos Satã, Marhco Monteiro, João Bosco, Moreira da Silva, Reinaldo o príncipe do pagode, Zeca Pagodinho, Grupo Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Sombrinha, Alcyr Guimarães, Almir Guineto, Aninha Portal e os monstros consagrados de nossa região como: Adamor Ribeiro Bandolins, Gilson, Mini-Paulo, Baboo, Luis Pardal, Jacinto kahwagem, Trio Manari, Meninéia, Jurandir Monteiro, Maurinho sete cordas, Marcelinho Ramos, entre outros.

Eternizou sua voz na gravação do Cds dos Grupos Luz e Sombra e do projeto Samba de Artista I, II e III.

Com o show JOÃO CANTA JOÃO 1, lotou dia 20 de agosto de 2003, as dependências do Teatro Margarida Schivazzappa, apresentando a vida e obra do ícone do samba brasileiro, nosso inesquecível JOÃO NOGUEIRA, levando o público ao delírio.

Em 2008, ficou em segundo lugar no primeiro Festival de Música da Assembléia Paraense defendendo a Música Lágrimas do compositor Erlan.

Está em plena atividade, Cantando nos bares mais requintados de Belém e participando dos festivais de música mais importantes, tendo sido inclusive semi-finalista no FestivaL de Musica Popular Paraense, onde defendeu a música VALEU POR TE AMAR, dos compositores Neno e Jesus Lopes, numa disputa que envolveu mais de 700 inscritos, mesmo tendo perdido dois dias antes seu pai ADEMIR LOPES…Ìdolo maior….A garra demonstrada rendeu-lhe os convites pra participar do SESC BOULEVARD e de várias casas de shows da cidade.

Por essas e outras, vale a pena assistir nesta sexta-feira, dia 14 de outubro na CASA DE ESPETÁCULOS MARICOTINHA e no domingo, dia 16 de outubro no SESC BOULEVARD, o show intitulado JOÃO CANTA JOÃO 2, sucesso de público e crítica, sob a Direção Geral de Neno Freitas.

Vamos prestigiar o cantor JOÃO LOPES nesta retomada, pois, sua vida é a arte, o seu lema é o trabalho e sua profissão é SAMBISTA.

SERVIÇO:
JOÃO CANTA JOÃO [2]
Sexta-feira, dia 14 de outubro na CASA DE ESPETÁCULOS MARICOTINHA e no domingo, dia 16 de outubro no SESC BOULEVARD
Direção Geral de Neno Freitas.

João Lopes no Festival da RBA

Neno Freitas é presidente da Associação dos Sambistas do Pará.

2 respostas para “JOÃO CANTA JOÃO [2] A poderosa voz de João Lopes apresentando a vida e a obra de João Nogueira”

  1. João lopes representa hoje uma das melhores vozes que interpretam o melhor do samba verdadeiro. Tive a oportunidde de vê-lo mostrar todo seu talento e posso afirmar que vai ser uma noite muito prezerosa…

  2. Esse show é imperdível. Fui no primeiro e irei no segundo. João Lopes a mais bela voz do samba e Neno Cabeça o cara. Respeito essa dupla. É samba de verdade. Estarei na primeira fila.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading