Após pressão popular, Câmara rejeita PEC 37

não à pec 37Um dos principais motivos de descontentamento dos protestos que há duas semanas ocupam as ruas do País, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 foi rejeitada nesta terça-feira pelo plenário da Câmara dos Deputados. A matéria foi recusada por 430 votos. Outros nove votaram a favor  e dois se abstiveram. A derrubada da PEC havia sido acordada mais cedo em reunião de líderes. Com o resultado, a proposta acabará arquivada.

Todos os partidos encaminharam o voto de suas bancadas pela rejeição do texto. A queda da PEC foi comemorada por manifestantes que estavam na galeria do plenário da Câmara. Após o encaminhamento, foi iniciado o processo de votação e, assim que a negativa à matéria foi confirmada. A cada voto contrário, os presentes gritavam e aplaudiam.

A proposta limita o poder de investigação do Ministério Público (MP) ao incluir na Constituição Federal um parágrafo que define que o órgão somente poderá apurar infrações penais cometidas pelos seus membros.

O bafo quente das ruas no congote da maioria dos partidos os faz ficar contra a PEC 37. 

Na realidade, investigações do Ministério Público incomodam muitos colarinhos brancos. Daí a tentativa frustrada de tornar as investigações exclusivas das polícias Federal e Civil. O MP investigando com independência, sobriedade e profundidade soma a boa ação policial na luta contra a impunidade, disse o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ).

Deixe uma resposta