Prefeitura de Belém investe nos saberes populares

As escolas municipais e outros espaços de educação da capital paraense serão pontos de disseminação de saberes popular. A proposta da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) é valorizar e manter vivo o conhecimento deixado por nossos antepassados, para que não corra o risco de cair no esquecimento. Antônio Bezerra dos Santos, popularmente conhecido como mestre Bezerra, já está cotado para assumir essa missão, por difundir no Brasil e no mundo a capoeira, expressão cultural brasileira.

Natural de Vargem Grande, no Maranhão, mestre Bezerra, de 76 anos, desde os 22 se dedica à capoeira, introduzida por ele em Belém na década de 70. O entusiasmo dele é tanto pela expressão cultural que a define da seguinte forma: “a capoeira é um esporte que a gente ginga, as pessoas chamam de dança, a gente canta, a gente toca. É uma coisa assim, espetacular”.

Foto: Joyce Ferreira – Comus

Os motivos de Antônio Bezerra ter sido escolhido como um dos primeiros a levar o seu conhecimento às novas gerações são muitos. “É obrigação do estado brasileiro reconhecer seus mestres dos saberes e fazeres populares. E, além de reconhecer, valorizar os seus conhecimentos e ao mesmo tempo aproveitar a sua capacidade de fazer, ensinar, de educar, de produzir. Temos que aproveitar esse potencial para formar novas gerações, baseadas em um conhecimento ancestral”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Animado com o trabalho social que vai desenvolver, mestre Bezerra explica como será a atuação dele na prefeitura. “As aulas serão pontuais, indo às escolas para educar com base na capoeira e a nossa expectativa é contribuir com a vida das crianças, dos jovens e adultos de Belém, porque capoeira é arte, é cultura, é vida”, disse.

História – Mestre Bezerra tem em seu currículo histórico ser o criador do primeiro grupo em Belém, o Zumbi de Capoeira, e fundador da primeira associação e da federação de capoeira, para valorizar ainda mais a prática dos grupos belenenses no território nacional. Ele relata ainda ser membro da Confederação Brasileira de Capoeira (CBC), sou membro vitalício da Federação Internacional de Capoeira (Fica) e membro do Conselho Consultivo da Capoeira no IPHAN no estado do Pará. Atualmente, ministra palestras e workshops sobre capoeira em vários lugares do Brasil e do mundo, como Toronto e Martinica.

Por Juliana Brito, Agência Belém

2 respostas para “Prefeitura de Belém investe nos saberes populares”

  1. Mestre mentiroso a capoeira não foi introduzida por ele no Pará quando o mas chegou em década de setenta a capoeira já havia sido introduzida aqui…mas ele insiste em sustentar essa potoca até hoje ele foi importante sim p capoeira do estado assim como outros mestres que quando o msm chegou já desenvolviam o trabalho da capoeira em Belém eu sou capoeira e seu da grande mentira que o mestre bezerra sustenta

  2. O Mestre Bezerra, realmente foi e continua sendo um ícone quando se trata de CAPOEIRA, sem falar que ele também é FAIXA PRETA de JUDÔ, uma pessoa muito interessada, não vou questionar aqui se ele trouxe ou não a CAPOEIRA aqui pro Pará mas, tenho certeza que ele tornou a CAPOEIRA bem mais conhecida, antes dele não se ouvia falar, depois que ele chegou foi que ouvi falar e iniciei meus treinamentos. As vezes no calor do momento se diz algo que não condiz com a verdade ou com a realidade, mesmo que eu discordasse de alguma coisa postada no relato de apresentação, jamais chamaria uma pessoa que tenha mais idade do que eu de mentirosa isso é uma afronta e desrespeito acho que temos outras formas de discordar de algo que não concordamos.
    Quero aqui parabenizar o MESTRE BEZERRA por mais esta conquista, você merece, com sua garra e determinação vais ainda mais longe, PARABÉNS.

    Jorge C. Moy

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading