Governo anuncia novas medidas para frear segunda onda da covid-19 no Pará

Atualizado – 13:21

Foram divulgadas as novas medidas sanitárias pelo Governo do Pará, em cooperação com as prefeituras da região metropolitana de Belém, na manhã desta quinta (28), para apertar o cerco contra o agravamento da situação da pandemia e conter a segunda onda do coronavírus, e a nova variante do vírus, que já chegou ao Pará.

As medidas mais restritivas se justificam em função do aumento progressivo no número de casos diários, internações e óbitos ocorridos nas últimas semanas no interior e capital do estado. A Sespa confirmou nesta quarta-feira (27) mais 2.272 casos de Covid-19 e 12 mortes. O Pará registra 325.562 casos de Covid-19 e 7.564 mortes até o momento.

coletiva apresenta novas medidas restritivas em Belém e região metropolitana, nesta quinta-feira (28). Governador do Pará e prefeitos da região metropolitana de Belém.

Decreto

O decreto, que será publicado nesta quinta-feira (28), passa a ter efeito imediato pelos próximos 15 dias. Ele proíbe aglomerações com mais de 10 pessoas em locais públicos; praias, balneários e igarapés serão fechados nos finais de semana e feriados; estimula a diminuição do fluxo de passageiros no transporte público. O decreto também altera o bandeiramento do estado para Laranja – uma acima do nível de gravidade anterior – com exceção da calha norte da região, que continuará com a bandeira vermelha.

Confira as medidas que entram em vigor:

– Ficam proibidas aglomerações com mais de 10 pessoas em logradouros públicos;
– Praias e balneários serão fechados nos finais de semana e feriados;
– Eventos e reuniões estão permitidos para participação de, no máximo, 50 pessoas. Nos casos dos restaurantes a lotação permitida será de 50%, com consumação de bebidas alcoólicas até as 22 horas, com estabelecimentos podendo permanecer abertos até 24h;
– A abertura dos canteiros de obras, supermercados e comércio ocorrerá em horários distintos, assim como o encerramento do expediente, para diminuir a lotação do transporte público;
– No carnaval serão cancelados os pontos facultativos de segunda e quarta-feira na administração pública, ou seja, o trabalho será normal;
– Os clubes terão que restringir as atividades esportivas coletivas;
– As escolas públicas continuam com as aulas suspensas e as escolas privadas permanecerão abertas, prestigiando o sistema remoto, escalonamento e rodízio de alunos em dias e turnos;
– Academias e salões de beleza só poderão abrir com horas marcadas;
– Nas academias estão proibidas as aulas coletivas;
– As lojas de conveniência podem funcionar, mas sem consumo de bebidas alcoólicas e vendas de quaisquer bebidas alcoólicas até 22h, inclusive em supermercados. Entre outras medidas.

A decisão pelo decreto foi amadurecida durante reunião realizada na segunda-feira (25), entre o governo e representantes das prefeituras de Ananindeua, Belém, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, que debateu estratégias para evitar o avanço da covid-19 na região.

Com informações do Diário do Pará

Deixe uma resposta