Edmilson acompanha limpeza emergencial no Distrito de Icoaraci

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) vem intensificando a limpeza no Distrito de Icoaraci. Mais uma etapa do trabalho integrado, que envolve todas as secretarias municipais, desenvolvida desde a última terça-feira. Nesta quinta-feira, 28, o serviço foi realizado no canal Santa Isabel, perímetro da rua Dois de dezembro, com a travessa Souza Franco, e passagem Antônio Barros, no bairro Ponta Grossa.

O prefeito Edmilson Rodrigues e vice-prefeito Edilson Moura acompanharam diretamente os trabalhos e escutaram relatos da comunidade. “A população sofre com alagamentos, em especial, pela falta de manutenção. O que nós estamos fazendo aqui é cumprindo a nossa obrigação para realizar o trabalho emergencial de limpeza do sistema de drenagem. O sistema de canal está sendo desassoreado com trabalho manual e de máquinas”, afirmou o prefeito. Após passar pelo canal Santa Isabel, ele visitou a Escola Municipal de 1° grau Profª Ogilvanise Moreira de Moura e seguiu pela rua Douglas Coelho.

O prefeito Edmilson Rodrigues e vice-prefeito Edilson Moura acompanharam diretamente os trabalhos e escutaram relatos da comunidade.

O diretor de Departamentos de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira, informou que a operação engloba a limpeza emergencial da cidade, Operação Belém Bem Cuidada. A atuação na Vila Sorriso consiste principalmente no canal Santa Isabel, seguindo até a passagem Antônio Barros, com a manutenção dos sistemas de macrodrenagem, microdrenagem, serviços de limpeza e desobstrução de bueiros.

“No total, estamos com 85 homens, colaboradores em cima dos sistemas de macro e microdrenagem. Estamos com uma faixa de oito máquinas, oito caçambas, dois carros de hidrojateamento, uma retroescavadeira hidráulica. Só vamos sair daqui quando acabar toda limpeza do canal Santa Isabel. Para exatamente tentar ensecar toda essa área”, enfatizou.

Período Chuvoso – Os moradores do bairro da Ponta Grossa estavam na expectativa da limpeza, principalmente no período chuvoso de Belém. É o caso da moradora dona Maria Pura de Sousa, que mora há dez anos nas proximidades do canal. “Toda vez que chove enche. Quando acontece a limpeza melhora, porque quando chove a água escorre direto e não enche muito”, disse.

Franco Rogério Vieira, que reside há cinco anos na Travessa Souza Franco, disse estar com esperança de melhorias de moradia na área onde mora. Ele comentou que “hoje esse pedaço vai sair desse sofrimento, é um dia muito feliz aqui”.

A Agente Distrital de Icoaraci, Ellana Silva, lembrou que os pontos críticos são as localidades: Pimenta Bueno, Baixada Fluminense, Passagem das Flores, Conjunto da Cohab e demais áreas dos entorno, que sofreram alagamentos no último dia 25.

“A gente está com essa ação emergencial em parceria com a Sesan, nós acionamos o gabinete do prefeito diante dessa situação. Estamos aqui com a nossa equipe de roçagem. Também, temos a Seurb verificando os principais problemas de iluminação pública. É um trabalho integrado com todas as secretarias, unindo esforços para beneficiar realmente a população de Icoaraci”, pontuou.

Iluminação – A área distrital recebe também o serviço de iluminação. A Secretária Municipal de Urbanismo (Seurb) está atuando de acordo com as demandas feitas pela comunidade, que há tempos reclama da falta de iluminação na área da Baixada Fluminense, Arthur Bernardes e Augusto Montenegro.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública (DIP), Félix Negrão, adiantou que “depois de resolver esses problemas mais críticos, vamos entrar na etapa de planejamento. Estamos expandindo para os corredores da área de Icoaraci, entrando nas ruas paralelas”. Após atender os problemas críticos dos moradores, isse que será feita “a expansão e modernização da rede de iluminação pública e criar canais eficientes de comunicação com a sociedade”.

Além da Sesan e Seurb, a operação conta com a Agência Distrital, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente (Semma).

Por Joyce Assunção – Agência Belém

2 respostas para “Edmilson acompanha limpeza emergencial no Distrito de Icoaraci”

  1. Eu acho que é o correto é o dever dele fazer isso e se for possível eu quero que o Edmilson leia o que eu vou escrever e desejo que ele faça isso antes do final do mandato dele eu votei nele e toda a minha família e incentivei muitos a votarem ja que ajudo em uma comunidade e conheço muita gente mas o meu propósito é ajudar os mais pobres e necessidade do bairro eu sou moradora do barreiro e o nosso bairro sofre sérios problemas pra conseguir tratamento paliativo sendo que não temos um posto de saúde pra consultas e só existe uma família saudável que na minha visão está mas doente do que saudável e o barreiro merece isso nos sofremos sérios problemas pra conseguir consultas e na maioria das vezes nunca consegue porque a demanda é grande e são números limitados . E outra coisa que quero ressaltar é na questão de nós do barreiro não sermos aceitos mas a consultar no posto paraíso dos pássaros e no posto da sacramenta e outros postos como o do Marcos que sobra consultas mas as pessoas de outros bairros não poderem consultar lá eu acho isso ridículo e desumano porque o sus é um sistema único de saúde e todos deveriam consultar onde quisessem e com certeza são funcionários preguiçosos que querem ganhar pra não fazer nada ou foi um mostro que inventou isso que pessoas de outro bairro não poder consultar no posto de bairro diferente e se não querem que nos do barreiro consulte em outros bairros então construam um posto no Barreiro já chega de preconceito contra nós porque somos seres humanos e merecemos ser tratados com respeito e dignidade e espero que o vereador Zeca do barreiro já que leva o nome do bairro faça algo pra esse povo que sofre tantas desigualdades sociais e preconceitos por morar nesse bairro. Nos queremos um posto de saúde porque nós votamos merecemos por pagar impostos caríssimos e espero que o prefeito e o vice leia isso por favor eu e o meu povo merecemos isso é o mínimo que já deveria ter . Porque quando as pessoas vão na upa ou nos prontos Socorros não querem atender ou passam uma Dipirona e ainda mandam voltar pra ir procurar o posto de saúde. Eu tenho muito que falar mas continuarei posterior mente

Deixe uma resposta