A vacinação de idosos acima de 85 anos, iniciada nesta quarta-feira (3) em Belém, transformou-se o grande fato da cidade, ocupando todos os noticiários locais, desde as 6h da manhã, quando já se via uma grande quantidade de pessoas idosas concentradas nos pontos disponibilizados pela prefeitura de Belém. As redes também ajudaram a dar a dimensão do acontecimento.
Quando se iniciou os trabalhos, cada agulhada no braço era festejada como se fosse uma vitória do time preferido de futebol em final de campeonato, com direito a registros fotográficos, choros, gritos de emoção. Aquele tipo de felicidade contagiante. De fato, afinal, estava ali, num pedaço de papel, o troféu simbolizando o direito à vida.
Neste momento de crise sanitária, com tantas vidas perdidas e privações de toda ordem, o direito ao acesso às cidadãs e cidadãos brasileiros, especialmente aos nossos idosos, à vacina contra a Covid-19 é importante não apenas como a garantia de justiça social, mas também como requisito fundamental para o controle da pandemia.
Programada para ter início no dia 8 de fevereiro, o prefeito Edmilson e a equipe de saúde da Sesma resolveram antecipar a vacinação para este dia. Na corrida pela vida, tempo é tudo. Uma decisão acertada.
O próprio prefeito usou o seu perfil para externar sua emoção: “Tem sido emocionante receber as imagens da vacinação neste dia em Belém. A vacinação não é apenas um ato individual mas também um compromisso coletivo com a saúde pública. Espero que o governo federal nos envie, o quando antes, novas doses da vacina para que possamos garantir esse direito a toda a população e assim, salvar vidas.”
Redação: pontodepautapara@gmail.com