Indígenas Warao recebem assistência da Prefeitura de Belém

A Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), começou a por em prática a assistência aos indígenas venezuelanos Warao. Para dar início ao atendimento ao grupo, o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, recebeu uma comissão formada pelos que se encontram no espaço de acolhimento do bairro do Tapanã, coordenado pela fundação. Na casa vivem cerca de 176 indígenas recebendo atendimento de saúde e psicológico, assim como os encaminhamentos necessários às redes socioasssistenciais para a garantia de direitos.

O objetivo da reunião foi dialogar sobre as políticas públicas direcionadas ao atendimento da comunidade indígena, a partir de suas vozes e reais necessidades. Na pauta constaram temas sobre espaço de acolhimento, alimentação, escolarização das crianças e adolescente e qualificação profissional do grupo, pontuados em um documento entregue ao presidente da fundação. O encontro ocorreu no sábado (20).

Situação legal

Desde 2014, mais de 4 mil indígenas Warao vindos da Venezuela entraram no Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). No Pará, há cerca de mil Warao. Do total, 450 estão na capital e, destes, 176 vivem atualmente no abrigo da Funpapa.

Com informações de Maura Carvalho – Agência Belém
Foto: Funpapa

Deixe uma resposta