
Previsto para ocorrer no próximo ano, o Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), terá como sede a capital do Pará, e prepara o lançamento para o final do mês de maio, de seu portal de informações, com tradução em diversos idiomas. A iniciativa pretende dar visibilidade ao andamento do Fórum e contribuir com a mobilização internacional para o evento. A iniciativa será desenvolvida em colaboração com as redes de países envolvidos na preparação de sua décima edição.
O Fórum é um espaço de articulação dos povos e movimentos sociais da Pan-Amazônia, formado por representantes de nove países, entre eles, Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Guiana Francesa/Caiena, Suriname, República Cooperativa da Guiana, Equador e Bolívia. Ao longo de 2021, o Fórum Social Pan-Amazônico realizará diversos encontros temáticos, com discussões e debates sobre os pontos que serão abordados no evento em 2022.
“Outros diversos países do mundo também vão participar, porque a Amazônia está na pauta de movimentos sociais do mundo inteiro”, destaca Luiz Arnaldo Campos, cineasta e coordenador de relações internacionais da Prefeitura de Belém.
Rota de grandes eventos internacionais
O Fospa coloca novamente a capital paraense na rota de grandes eventos internacionais, proporcionando aumento do turismo e aquecendo a economia local. “Como sede do evento, Belém vai atrair um grande número de turistas, os quais serão instigados a conhecer nosso patrimônio cultural, representados por nossa culinária, centro histórico e belezas naturais, movimentando assim o turismo e a economia da cidade”, destaca o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belémtur), André Cunha.
O Fórum Pan-Amazônico é realizado a cada dois anos. Sua última edição foi em 2020, na cidade de Mocoa, na Colômbia, porém em formato virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus. Belém já sediou o evento em 2002 e em 2003, nas duas primeiras edições.